quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mónica Serrano em entrevista ao site mundotoro.com: "Haverá mais oportunidades para oferecer ao público português o melhor da minha quadra!"



"Sem dúvida que gostaria que a tarde tivesse sido mais favorável e poder oferecer ao público português o melhor da minha quadra, mas sem dúvida, também, haverá mais oportunidades para o fazer" - palavras da rejomeadora mexicana Mónica Serrano numa entrevista ao site espanhol mundotoro.com, sobre a sua apresentação europeia na passada segunda-feira, 1 de Maio, na centenária praça de toiros de Beja (fotos).
Explicando que se apresentou em Portugal e não em Espanha - onde, revela, projecta fazer algumas corridas também este ano - por o nosso país "sempre ter sido o berço do toureio a cavalo", Mónica Serrano afirma que "o encaste da corrida surpreendeu-me, a forma como se desenrola a lide e mesmo a actuação dos bandarilheiros é distinta ao não haver burladeros nas praças mexicanas".
"Quando no México toureias uma corrida à portuguesa, é muito diferente da realidade em Portugal. Os rojões convertem-se em farpas e o toiro fica muito bruto, como dizem aqui em Portugal", acrescenta a toureira.
"Esta era a minha primeira corrida depois de um ano e três meses sem tourear, penso que fui capaz de levar por diante uma tarde com muitas complicações, apelando à minha experiência e profissionalismo. O público demonstrou-me o seu carinho e em todo o momento souberam apreciar quando executei tanto os 'quiebros' como os ferros ao piton contrário, mas sem dúvidas haverá mais oportunidades para o demonstrar", conclui, adiantando que voltará a tourear no mês de Junho, dando assim seguimento à campanha de seis meses que se propõe cumprir em Portugal.
"Há várias datas pendentes de confirmação", informa Mónica Serrano, que esta semana regressou já os treinos na quinta do cavaleiro José Prates, seu mestre e equitador, em Vendas Novas, onde está sediada a sua quadra.

Fotos Manolo Briones