sábado, 3 de junho de 2017

Amanhã às 18 horas: 58º Concurso de Ganadarias de Évora! Alguém vai perder?

Toiro da ganadaria VEIGA TEIXEIRA
Toiro da ganadaria BRANCO NÚNCIO
Toiro da ganadaria PASSANHA
Toiro da ganadaria CANAS VIGOUROUX
Toiro da ganadaria ROMÃO TENÓRIO
Toiro da ganadaria CALEJO PIRES

De apresentação e trapio irrepreensíveis, os seis toiros de seis prestigiadas ganadarias que amanhã vão disputar o 58º Concurso de Évora prometem, à partida, uma grande e emotiva tarde de toiros na cidade-museu - alguém vai perder?
Seis exemplares das ganadarias Veiga Teixeira, Branco Núncio, Passanha, Canas Vigouroux, Romão Tenório e Calejo Pires (que faz a sua estreia no mais antigo e mais prestigiado concurso de ganadarias nacional) sairão à arena da praça de Évora para ser lidados pelos cavaleiros Mestre António Ribeiro Telles, João Moura Júnior e Marcos Bastinhas - o veterano e maior intérprete do toureio clássico em competição com duas grandes figuras da nova geração de cavaleiros.
Também em tarde de acesa competição nas pegas, estarão os dois grandes grupos de forcados alentejanos de Montemor e de Évora, num "derby" com muitos anos de história e grande rivalidade e que continua a apaixonar - e a dividir, no bom sentido - os partidários de cada um.
Para António Manuel Cardoso "Nené", o mais antigo dos empresários taurinos nacionais em actividade, promotor da corrida, "esta vai ser, de certeza, uma da tardes marcantes da presente temporada".
"Pelo empenho que os ganaderos tiveram em apresentar os seus melhores toiros no mais prestigiado concurso de ganadarias de Portugal, pela competição que cavaleiros e forcados vão protagonizar na arena, a tarde de amanhã reúne todos os ingredientes para ser uma das mais emotivas corridas desta temporada", acrescenta o empresário.

Fotos Florindo Piteira e D.R.