quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Amanhã: a última Gala da temporada dos 125 anos do Campo Pequeno



Realiza-se amanhã à noite, a partir das 22 horas, no Campo Pequeno, a tradicional corrida de Gala à Antiga Portuguesa, antecedida do cortejo evocativo das Touradas Reais com a participação da Charanga a Cavalo da GNR, e que encerra, com um elenco de máxima categoria, a temporada em que se comemoraram os 125 anos da inauguração da praça. Nesta corrida assinala-se também o 85º aniversário da união entre a famosa tipografia "A Persistente", da Chamusca e o mundo tauromáquico, já que é a gráfica responsável pela produção da maioria dos cartazes das corridas que se realizam em Portugal e nomeadamente no Campo Pequeno.
Frente a seis toiros da triunfadora ganadaria Passanha, uma vez mais premiada esta temporada com sucessivos êxitos em Espanha, em França e em Portugal, vão estar em praça seis dos maiores nomes do toureio a cavalo - Rui Salvador, Rui Fernandes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, João Moura Jr. e Luis Rouxinol Jr. - e dois dos mais destacados grupos de forcados nacionais, os Amadores de Vila Franca de Xira e os Amadores de Évora, comandados respectivamente por Ricardo Castelo e João Pedro Oliveira.
Ao início da corrida, a Administração do Campo Pequeno fará a entrega do seu habitual Troféu Prestígio, este ano outorgado, a título simbólico, a todos os toureiros, forcados e ganadarias que ao longo de 125 anos honraram e dignificaram com as suas presenças a primeira praça de toiros do país. O prémio será entregue aos presidentes das associações de Toureiros, de Forcados e de Ganaderos, respectivamente Nuno Pardal, José Potier e Dr. João Santos Andrade.
A corrida de amanhã é transmitida em diferido pela RTP a partir das 22h30, não o sendo em directo devido à reportagem, a partir das 22 horas, da Procissão das Velas no Santuário de Fátima.

Foto D.R.