quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Fiesta do Toureio anima Vila Boim a partir desta 6ª feira

Grupo de Romeiros de Vila Boim


Vila Boim, no concelho de Elvas, vive este próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de Outubro, a já tradicional e sempre muito animada Fiesta do Toureio, uma espécie de pré-Feira da Golegã, marcada pelo habitual Festival Taurino internacional na tarde de sábado, uma organização do empresário Paulo Pessoa de Carvalho e de Luis Carvalho e ainda por demonstrações de toureio a pé e a cavalo e muita animação.
Durante dois dias, a vila alentejana recebe milhares de pessoas nesta denominada Fiesta do Toureio de enorme tradição. Haverá, para além da actividade tauromáquica, diversos espectáculos musicais, conforme o programa que aqui se publica.
Na sexta-feira, dia 13, haverá a partir das 15 horas uma demonstração de toureio a pé com reses cedidas pelos ganaderos Canas Vigouroux e Calejo Pires e em que participam os jovens toureiros Manuel Perera (Escola de Badajoz), Luis Silva (Escola da Moita), João D'Alva (Escola de Vila Franca) e Rui Jardim (Escola de Azambuja).
No sábado, dia 14, a partir das 15h30, realiza-se o 9.º Festival Taurino de Beneficência a favor da Paróquia de Vila Boim. Lidam-se novilhos-toiros gentilmente oferecidos pelas ganadarias de Branco Núncio, Passanha, José Luis de Vaconcellos e Souza d’Andrade, Santa Maria, Canas Vigouroux, Calejo Pires e Mata-o-Demo e o cartel internacional é composto pelos cavaleiros Francisco Cortes, Francisco Palha e o amador Joaquim Brito Paes; e os espadas Luís Reinoso “El Cartujano” (espanhol), Juan Leal (francês), Manuel Dias Gomes e Carlos Domínguez (aluno da Escola Taurina de Badajoz). Pegam os Forcados Amadores de Évora e do Aposento da Moita, respectivamente comandados por João Pedro Oliveira e José Maria Bettencourt.
À noite, a partir das 22 horas, tem lugar uma demonstração de toureio a cavalo - com uma enorme surpresa!
A Fiesta do Toureio, como sucede há vários anos, pauta-se por uma forte componente solidária, tendo por objectivo contribuir para o bem-estar social das populações mais debilitadas da região. Haverá também uma recolha de brinquedos para as crianças carenciadas.
Um fim-de-semana intenso em que todos os caminhos vão dar a Vila Boim - onde a festa não tem fim!

Fotos M. Alvarenga/Arquivo