domingo, 1 de abril de 2018

A pega do Grupo de Monforte que ganhou ontem o Concurso de Cernelhas em Évora

A emotiva cernelha dos Forcados de Monforte ontem em Évora e, em baixo,
os dois elementos que a executaram quando recebiam das mãos de duas glórias
da forcadagem montemorense, António José Zuzarte e Simão Comenda, o troféu
que tinha precisamente o nome destes dois históricos cernelheiros


Foi esta a valente pega de cernelha consumada por Ricardo Gonçalves e Pedro Carrilho, dos Amadores de Monforte, que venceu ontem em Évora na Gala do Moço de Forcado o sempre emotivo Concurso de Cernelhas, disputado por, nada mais, nada menos, que 40 grupos de forcados nacionais.
A Gala do Forcado, que teve precisamente o seu início em Évora no tempo em que eram empresários da praça Carlos Pegado e Vasco Durão, foi ainda idealizada pelo saudoso António Manuel Cardoso "Nené", cuja memória ontem se recordou no primeiro espectáculo celebrado naquela arena depois da sua morte, há dois meses, num acidente de automóvel.
Com muito público nas bancadas, o espectáculo de ontem à tarde foi animado e cheio de momentos de emoção - não perca, já a seguir, as fotos de todas as cernelhas - prolongando-se por mais de cinco longas horas. Além do concurso das cernelhas, houve pegas em sortes à antiga, como a da cadeira e a casa da guarda, brilhou um grupo de juventude e também um de veteranos, havendo a destacar uma extraordinária pega de caras executada por Francisco Borges, a mostrar que quem sabe, jamais esquece.

Fotos Maria Mil-Homens