sexta-feira, 6 de abril de 2018

Francisco Borges recupera em casa: "Quero voltar ao Campo Pequeno, a minha missão ficou por acabar"

António Cortes Monteiro, companheiro de Francisco Maria Borges, cobriu o
corpo do amigo inamimado com o seu próprio, até os reforços chegarem. O
forcado foi estabilizado na arena e de imediato transportado à enfermaria,
onde foi socorrido pela Equipa Médica da praça e posteriormente transferido
para o Hospital de Santa Maria, de onde só teve alta às sete horas da manhã
Momentos de aflição vividos pelo pai, Francisco Borges, no momento em que o
filho era conduzido à enfermaria, de onde seguiu de imediato para Santa Maria


Francisco Maria Borges, o consagrado forcado do Grupo de Montemor que ontem saíu lesionado da arena do Campo Pequeno, já se encontra em casa, em Lisboa, depois de ter passado a noite em observação no Hospital de Santa Maria, de onde só teve alta às sete horas da manhã.
Foram-lhe feitos vários exames e felizmente foi descartada qualquer lesão no fígado, que era a mais preocupante das suspeitas, visto ter já sofrido há poucos anos uma gravíssima.
O acidente ocorreu na pega do quarto toiro da noite, um potente exemplar de António Silva que Francisco Maria Borges citou com a arte costumeira, recuando muito bem, levando o toiro toureado com a técnica que lhe é peculiar, fechando-se depois com garra e decisão e atravessando a praça na cara do toiro até ser fortemente derrotado e despejado mesmo junto às tábuas.
"Ele tem algumas hérnias discais e uma pancada forte deixa-o paralisado, é um risco que corre sempre que pega, mas gosta de o correr, não há nada a fazer", diz-nos seu pai, Francisco Borges, também ele uma recordada glória dos Amadores de Montemor (que se encontrava na bancada do sector 1 a presenciar a corrida e de imediato saltou para a trincheira para acompanhar o filho até à enfermaria).
Francisco M. Borges foi estabilizado ainda na arena, onde perdeu os sentidos, sendo-lhe colocado um colar ortopédico no pescoço e de imediato foi assistido pela Equipa Médica do Campo Pequeno, chefiada pelo Dr. Soares Fernandes, que o encaminhou para Santa Maria de ambulância.
O valente forcado recuperou a consciência na enfermaria, onde esteve também acompanhado por Rui Bento, gestor taurino da praça, e já no Hospital de Santa Maria foi sujeito a vários exames e medicado para suportar as dores, regressando a sua casa ao início da manhã.
"Aparentemente, o Francisco está bem e sem nenhuma lesão grave, graças a Deus, mas ainda muito dorido e provavelmente ainda durante o dia de hoje fará novos exames, nomeadamente um exame neurológico, para descartar qualquer tipo de lesão. Quando chegou a casa, ainda esteve no computador a terminar um relatório profissional que tinha que enviar durante a manhã e neste momento está a descansar", disse-nos Francisco Borges (pai).
Já ao final da manhã de hoje, Francisco Maria Borges enviou uma simpática mensagem a Rui Bento a agradecer todo o carinho e o cuidado que teve ontem com ele na enfermaria e a manifestar o seu desejo de "ainda este ano voltar a pegar no Campo Pequeno, porque a minha missão não foi acabada".
Alma de Forcado, coração de Toureiro!
As melhoras, Francisco!

Fotos Maria Mil-Homens