terça-feira, 3 de abril de 2018

Luis Castro garante: "Recortadores serão a novidade deste ano na Corrida TV/Norte"

Luis Castro (primeiro da esquerda) em 2015 durante uma transmissão da RTP
na praça de Abiul, com três elementos da equipa, Luis Limão, Tiago Goes Ferreira
e Helena Coelho
A arte dos Recortadores na Monumental de Madrid, a principal praça de toiros
do mundo e, em baixo, no Campo Pequeno, a Catedral do Toureio Nacional,
no ano passado

Luis Castro, presidente da Casa de Pessoal da RTP e grande impulsionador nos últimos anos das corridas televisionadas, garantiu ao "Farpas" que, com polémica ou sem polémica, vão entrar Recortadores este ano no cartel da tradicional Corrida TV/Norte, na Monumental da Póvoa de Varzim, que em princípio será na noite de 20 de Julho (data ainda por confirmar).
O jornalista da RTP disse desconhecer que haja alguma polémica em torno dessa inovação no elenco da Corrida TV/Norte: "Está assente que haverá Recortadores e não sei de qualquer reacção contrária em relação a esta inovação".
Mas como esta manhã aqui noticiámos, há já uma forte oposição da classe tauromáquica à inclusão dos Recortadores nessa corrida televisionada, tendo mesmo havido cavaleiros que se recusaram a participar nesse festejo se ele tiver esse novo formato (cinco cavaleiros e um toiro no final para a exibição dos Recortadores). Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), que no ano passado foi precisamente o promotor de um Concurso de Recortadores com várias etapas levadas a cabo em diversas praças de toiros do país, convocou mesmo para os próximos dias uma reunião com o empresário da praça de toiros da Póvoa de Varzim, João Pedro Bolota e com o presidente da Associação Nacional de Toureiros, Nuno Pardal, para se debruçarem sobre este assunto.
Também a Federação Prótoiro, que congrega as várias associações da classe (toureiros, forcados e ganadeiros) promoveu no ano passado, no denominado Festival Bullfest, na praça do Campo Pequeno, um festejo taurino que incluiu a participação de cavaleiros, forcados e matadores de toiros e de Recortadores, que se exibiram num último toiro - à semelhança do que Luis Castro pretende este ano inovar no elenco da Corrida TV/Norte.
"Respeito a Festa, a tradição e os seus artistas. Disso ninguém pode duvidar. E confirmo que os Recortadores serão este ano a novidade no cartel da Corrida TV/Norte. Uma transmissão televisiva de um espectáculo taurino não pode ter em conta apenas os três mil ou quatro mil espectadores que estão na praça, mas também os mais de um milhão que assistem em suas casas e que ao longo da noite passam pela nossa realização. E por isso há que inovar. Esta será apenas a primeira de muitas inovações que pretendemos levar a cabo em próximas transmissões", afirma Luis Castro.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e D.R.