segunda-feira, 18 de junho de 2018

Benedita ontem em Festa: a reportagem de Fernando José

Francisco Cortes foi o cabeça de cartaz da XV Corrida da Benedita
Moura Caetano em tarde de triunfo ontem na Benedita
Um bom ferro de Tiago Carreiras
Os Forcados de Évora pegaram os seus três toiros ao primeiro intento
Também à primeira, os Amadores do Cartaxo executaram três rijas pegas
Os repórteres fotográficos Fernando Clemente e Anita Carvalho com o cavaleiro
Paulo Jorge Santos e o seu apoderado João Guerra, a grande alma desta corrida
anual na vila da Benedita
Folclore, Campinos e a tradição a cumprir-se na Benedita


Fernando José - Com a tempo a ajudar, a vila da Benedita voltou ontem a estar em festa, que começou logo pela manhã com o Passeio Equestre e continuou pela tarde  com um programa de animação que começou com a actuação do Rancho Fólcorico de Porto Alto e terminou com a XVI Corrida de Toiros com um cartel composto por Francisco Cortes, Moura Caetano e Tiago Carreiras. Frente a um curro da ganadaria de Herdeiros Paulino da Cunha e Silva estiveram os Amadores de Évora e do Cartaxo.
Uma corrida que começou com um minuto de silêncio em memória das vitimas de Pedrogão, um ano depois da tragédia, a que se seguiu a entrega de dois cheques solidários  por parte de uma associação que anualmente organiza um passeio TT, um gesto muito agradecido pela organização.
Pelas 17 horas o afamado cornetim José Henriques tocou o trompete para o espetáculo em que abriu praça Francisco Cortes que brindou aos Soldados da Paz da terra. Uma boa lide, com uma boa brega numa grande entrega que terminou com ferro de palmo.
Já no segundo o cavaleiro de Estremoz bem se esforçou para assinar outra boa lide mas o astado que lhe calhou em sorte não correspondeu em pleno.
O segundo cavaleiro a sair à praça foi Moura Caetano, que rubricou uma notável lide e desde cedo escutou os aplausos do público fruto da execução de bons ferros em terrenos do toiro. Uma lide que foi subindo a um nível muito bom sobretudo com uns vistosos cambios. Já no segundo o cavaleiro de Monforte andou esforçado, mas não conseguiu igualar a prestação da sua primeira actuação, levando a algum prolongamento da lide quando o oponente já nada tinha para dar.
Tiago Carreiras entrou mal com um comprido algo atrasado, mas a partir daí assinou uma lide de menos a mais com a cravagem de bons ferros  retribuídos com fortes aplausos do público, terminou a actuação deixando um curto em terrenos "apertados" o que lhe valeu uma saída ao som de passodobles e aplausos. Motivado com a primeira actuação o cavaleiro de Sousel encerrou a corrida com uma actuação brilhante sempre acarinhado pelo público. Terminou com um vistoso ferro de violino.
Nas pegas estiveram os Forcados de Évora e do Cartaxo. Ambos os grupos estiveram de forma exemplar pegando os seis toiros á primeira tentativa, como aqui já foi referido anteriormente. Foram caras Dinis Caeiro, José Maria Passanha e José Maria Caeiro pelos eborenses; e pelo grupo do Cartaxo executaram as pegas Bruno Rodrigues, José Ribeiro e Miguel Afonso.

Fotos Anita Carvalho