domingo, 17 de junho de 2018

Inaugurado ontem o monumento em Monforte com que a Câmara perpectuou 40 anos de glória do Maestro Moura nas arenas

João Moura e o presidente da Câmara de Monforte no momento em que
descerravam o monumento que perpectua a partir de agora, frente à praça
de toiros, a figura ímpar do Maestro de Monforte
João Moura, Gonçalo Lagem e Miguel Alvarenga ontem na cerimónia que
antecedeu a inauguração do monumento
Depois da Banda de Póvoa e Meadas ter aberto a cerimónia, tocando o pasodoble
de homenagem a João Moura, da autoria do monfortense Alexandre Ribeiro, o
jornalista Miguel Alvarenga recordou num breve improviso a carreira de glória
da maior figura de todos os tempos do toureio a cavalo
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, um exemplo de autarca que
reconhece e enaltece as nossas tradições e a nossa cultura, no momento do seu
eloquente e emotivo discurso que por várias vezes encheu de lágrimas os olhos
de João Moura. Em baixo, o Maestro no uso da palavra, agradecendo a todos
por "esta tarde de tantas emoções"


Depois da apresentação oficial do cartel da corrida que no próximo dia 30 se realiza em Monforte e que decorreu no edifício CEFUS com o anfiteatro cheio, teve ontem lugar junto à praça de toiros que tem o nome de João Moura (pai) a cerimónia de inauguração do monumento que perpectua os 40 anos de carreira da maior figura de todos os tempos do toureio a cavalo, uma louvável iniciativa da Câmara Municipal de Monforte e do seu presidente Gonçalo Lagem àquele que foi e é o maior embaixador de Monforte em todo o mundo.
Miguel Alvarenga foi o primeiro a usar da palavra e num breve improviso louvou não só o reconhecimento da Câmara de Monforte e o grande empenho do seu presidente no enaltecimento da carreira única de João Moura, bem como o Grupo de Forcados local pela brilhante organização do cartelazo do próximo dia 30.
“Se teve a importância e a relevância que teve a grande corrida que em sua homenagem se realizou no Campo Pequeno, esta em Monforte, sua terra natal, terá sem dúvida um significado muito especial”, disse o jornalista.
A seguir enalteceu a carreira de glória de João Moura em mais de quatro décadas nas arenas, referindo-o como “o maior toureiro a cavalo de sempre” desde que em Madrid, com apenas 16 anos de idade, “disse ao mundo como se ia a partir daí tourear a cavalo, revolucionando, inovando e trazendo uma nova concepção, sem esquecer as regras de sempre, à arte de bem lidar toiros a cavalo”.
“Foi único, é único e todos beberam a água da sua fonte, todos, incluindo as primeiras figuras de Espanha, toureiam hoje e sempre ‘à Moura’, como ele ensinou que se passaria a tourear”, acrescentou, terminando a sua aplaudida intervenção com um agradecimento ao Maestro:
“Obrigado, João, por tantos e tantos momentos de glória e de emoção que nos deste, pela revolução que fizeste e pelo que de novo trouxeste ao toureio a cavalo”.
Seguidamente, Gonçalo Lagem, o aficionadíssimo presidente da Câmara de Monforte, fez um eloquente e emotivo discurso enaltecendo toda a carreira de João Moura e a importância que ele teve para levar o nome de Monforte a todos os cantos do mundo, recordando que ainda pequeno e ao colo de seu pai se entusiasmou com a arte do Maestro numa tarde em Santarém, passando desde então a ser seu admirador e seguidor.
As palavras sentidas de Gonçalo Lagem levaram João Moura a emocionar-se por diversas vezes até às lágrimas.
No final e ainda visivelmente comovido, João Moura agradeceu a Miguel Alvarenga e a Gonçalo Lagem as suas palavras e agradeceu também a todos os presentes por ali terem estado “numa tarde de tantas emoções”.
Seguiu-se a inauguração do monumento, bonito painel de azulejos da autoria do pintor monfortense Patico, que perpectua a partir de agora e para todo o sempre a carreira de glória de João Moura nas arenas ao longo de mais de quatro décadas.
A terminar, a Banda de Póvoa e Meadas tocou mais um pasodoble, depois de ter aberto a cerimónia tocando outro dedicado a João Moura e que é da autoria do também monfortense Alexandre Ribeiro.
Seguiu-se um beberete que foi mais um momento de convívio em torno de João Moura.

Fotos Emílio de Jesus