domingo, 17 de junho de 2018

Monforte ontem em festa para homenagear João Moura

No edifício CEFUS foi apresentada a corrida do próximo dia 30. Da esquerda para
a direita, João Moura Caetano, Miguel Moura, João Moura, Gonçalo Lagem e os
cabos dos três grupos de forcados, Pedro Espinheira (Ribatejo), Gonçalo Louro
(futuro cabo do Grupo de Portalegre) e Ricardo Carrilho (Monforte)
João Moura, Gonçalo Lagem e Miguel Alvarenga na cerimónia de inauguração
do monumento ao Maestro, ontem em Monforte


Ontem em Monforte e a anteceder a cerimónia de inauguração do monumento a João Moura junto da praça de toiros, teve lugar no edifício do Centro de Educação e Formação e Universidade Sénior (CEFUS), um complexo inaugurado em Dezembro do ano passado, a apresentação oficial do cartel - e do cartaz - da grande corrida de toiros que se vai realizar no próximo dia 30 (sábado, às 21h30) na praça de toiros local e onde se prestará homenagem, na sua terra natal, ao cavaleiro João Moura pelos seus 40 anos de alternativa.
Num anfiteatro cheio de aficionados, jornalistas e com a presença de alguns dos toureiros que vão actuar e dos representantes dos três grupos de forcados, em acto que esteve presidido por Gonçalo Lagem, presidente da Câmara, estiveram na mesa a apresentar a corrida o cabo dos forcados de Monforte, Ricardo Carrilho, Nelson Martins, da Associação dos Forcados Amadores de Monforte e o próprio João Moura.
Como ontem aqui noticiámos, o cartel é composto por João Moura, Rui Fernandes, Moura Caetano, João Moura Jr., Marcos Bastinhas e Miguel Moura e pelos grupos de forcados do Ribatejo, de Portalegre e de Monforte, lidando-se seis toiros da prestigiada ganadaria local de Paulo Caetano.
Ricardo Carrilho começou por fazer a apresentação do cartel, considerando-o, com toda a justiça, “um cartelazo que qualquer empresa gostaria de ter na sua praça”, agradecendo depois à Câmara de Monforte “todo o apoio que sempre nos tem dado e voltou a dar na organização desta nossa corrida”.
Nelson Martins deu depois a palavra aos toureiros presentes, João Moura Caetano e Miguel Moura, tendo ambos enaltecido o grande elenco que se formou para a noite de 30 de Junho, bem como a honra e o orgulho de participarem nesta grande homenagem a João Moura, “a grande referência para todos nós”.
Também os cabos dos forcados que pegarão a corrida, Pedro Espinheira (Amadores do Ribatejo), Gonçalo Louro (que em Setembro assumirá a chefia dos Amadores de Portalegre, tendo ontem estado ali em representação do actual cabo, Francisco Paralta, ausente por motivos profissionais) e Ricardo Carrilho (Grupo de Monforte) usaram da palavra fazendo votos para que seja “uma grande noite de toiros e se encha a praça para a merecida homenagem à maior figura do toureio a cavalo, que é João Moura”.
João Moura Caetano falou na qualidade de ganadeiro e em representação de seu pai, Paulo Caetano (ausente na República Checa, onde sua filha, Maria Moura Caetano Couceiro, obteve uma importante vitória na Copa do Mundo de Dressage), afirmando que “a ganadaria vive um momento muito bom de bravura e vamos trazer seis toiros homogéneos e bonitos, esperando que possam proporcionar-nos a todos uma grande noite”.
Fernando Marques, crítico taurino e antigo membro da comissão organizadora das corridas na Monumental do Montijo, na década de 70, recordou de seguida os primeiros passos da carreira do “niño Moura” e as grandes enchentes que a sua presença motivava nesse tempo na praça de toiros montijense.
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, evocou as tradições tauromáquicas da via alentejana e o grande embaixador de Monforte que João Moura foi em todo o mundo, congratulando-se pela sua glória em quarenta anos de carreira e por esta grande homenagem que lhe vai ser prestada no próximo dia 30.
“Qualquer presidente de Câmara em Monforte terá sempre que apoiar e incentivar a arte tauromáquica, que é parte integrante da nossa história, da nossa tradição e da nossa cultura”, frisou, explicando depois que “pelo facto de ter sido mal construída de raiz, a nossa praça de toiros tem uma parte das bancadas interditada pela IGAC e por isso tem apenas capacidade para mil espectadores, o que significa que mesmo que encha, com bilhetes numa média de 20 euros, nunca faz uma receita superior a 20 mil euros. A organização de uma corrida, mesmo com os toureiros contratados em condições muito especiais, como aconteceu, nunca custa menos de 25, 30 mil euros. Por isso, a Câmara apoia as corridas em Monforte e está cá para assegurar a sua realização e responsabilizar-se pelo cumprimento de todos os compromissos assumidos com toureiros, forcados, ganadeiros, transportadores de toiros, publicidade, etc.”.
Gonçalo Lagem enalteceu ainda o facto de ter sido o próprio João Moura a montar este “magnífico cartel” e agradeceu publicamente a todos os toureiros-figuras que o compõem pelas “facilidades que deram na hora da contratação”. “Sem esse apoio dos toureiros, seria impossível levar por diante um cartel deste nível”, referiu.
Foi de seguida exibido um filme realizado há cinco anos e onde todos puderam recordar momentos históricos e inolvidáveis da carreira do Maestro Moura, como a corrida da sua alternativa em Santarém, a corrida dos sete toiros também em Santarém e algumas das suas mais lembradas actuações nas principais praças do país e de Espanha.
No final do filme, a assistência aplaudiu João Moura de pé e o cavaleiro agradeceu a todos mais esta homenagem.
Seguiu-se, junto à praça de toiros, a cerimónia de inauguração do monumento de homenagem a João Moura, um bonito painel de azulejos da autoria do pintor monfortense Patico, tendo sido oradores Miguel Alvarenga, o presidente da Câmara Gonçalo Lagem e o próprio João Moura. O acto foi abrilhantado pela Banda de Póvoa e Meadas - mais logo, não perca toda a reportagem de Emilio de Jesus.

Fotos J. Carrilho/tauronews.com