quinta-feira, 14 de junho de 2018

Toureiros discutem hoje presença de Recortadores na Corrida TV/Norte



Tem hoje lugar uma Assembleia Geral da Associação Nacional de Toureiros onde, segundo apurámos, estarão vários assuntos sobre a mesa, sendo um deles a presença de Recortadores no cartel da próxima Corrida TV/Norte que dia 20 de Julho se realiza na Monumental de Póvoa de Varzim - praça envolta em grande polémica depois de o presidente da Câmara local ter afirmado que este seria o último ano em que ali se realizavam touradas.
Como se essa "ameaça" não bastasse, os toureiros contestam agora que a Corrida TV/Norte inclua uma exibição de Recortadores no último toiro da noite, alegando, segundo fontes nos informaram, que o cartel foge aos moldes tradicionais das nossas corridas.
Luis Castro, presidente da Casa do Pessoal da RTP, que organiza esta corrida em conjunto com a empresa Aplaudir de João Pedro Bolota, anunciara há muito que ia incluir Recortadores no cartel com o objectivo de prender as atenções dos telespectadores até ao final do espectáculo, o que não acontece normalmente - inclusão essa que desde cedo gerou alguma contestação por parte dos toureiros.
Mesmo assim, aceitaram tomar parte nesta tradicional corrida da RTP, que se realiza pelo 22º ano consecutivo, os cavaleiros António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves, Moura Caetano, Francisco Palha e a jovem praticante Soraia Costa, bem como os grupos de forcados do Ribatejo e de Alcochete.
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, ele próprio promotor, no ano passado, de um Concurso Internacional de Recortadores que decorreu em várias praças do país, inclusivé na do Campo Pequeno, já disse, em declarações ao site toureio.pt, que não está contra a intervenção de Recortadores na Corrida TV/Norte, desde que "esse modelo de cartel não se torne habitual".
O "Farpas" tentou nos últimos dias contactar Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, mas o antigo cavaleiro tem estado indisponível.
Esta noite, na sua reunião magna, os toureiros irão pronunciar-se.

Foto Maria Mil-Homens