segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Forcados Lusitanos assinalam 40º aniversário da fundação em 2019

Os Forcados Lusitanos na Monumental de Aguascalientes em 1982, na sua
última digressão ao México, com os críticos taurinos Miguel Alvarenga e João
Mascarenhas e o famoso matador de toiros Gregório García, que nos anos 40
revolucionou o toureio a pé em Portugal. Vêem-se na foto os forcados António
Lapa, Joaquim Mendes, Fazé Araújo, Fernando Hilário (cabo), António Santos
e Francisco Costa Montezo (que foi o segundo cabo do grupo). Em baixo, os
Lusitanos em Las Ventas (Madrid) junto à estátua de António Bienvenida

O célebre Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, fundado por Fernando Hilário (primeiro cabo, a que sucedeu depois Francisco Costa Montezo) assinala no próximo ano o 40º aniversário da sua fundação.
Formado em 1979 com o espírito de uma selecção de elementos de vários grupos que faziam digressões pela América Latina, os Forcados Lusitanos tiveram a sua estreia a 10 de Junho de 1979 na Venezuela e ao longo da sua existência pegaram não só nesse país como no México, na Colômbia, em Espanha e França, acabando depois por dar sequência ao projecto e integrar em Portugal o naipe de grupos já existentes. Pisaram, entre outras, as principais arenas do mundo taurino, como as da Monumental do México, da Monumental de las Ventas em Madrid e do Coliseu de Nimes.
Entre as várias actividades que no próximo ano assinalarão os 40 anos da fundação dos Forcados Amadores Lusitanos projecta-se a realização de um Festival Taurino, em praça a anunciar, no início da temporada, onde o grupo vai voltar a pegar reunindo todos os forcados que honraram a seu tempo a sua jaqueta.

Fotos D.R. e M. Alvarenga