O célebre Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, fundado por Fernando Hilário (primeiro cabo, a que sucedeu depois Francisco Costa Montezo) assinala no próximo ano o 40º aniversário da sua fundação.
Formado em 1979 com o espírito de uma selecção de elementos de vários grupos que faziam digressões pela América Latina, os Forcados Lusitanos tiveram a sua estreia a 10 de Junho de 1979 na Venezuela e ao longo da sua existência pegaram não só nesse país como no México, na Colômbia, em Espanha e França, acabando depois por dar sequência ao projecto e integrar em Portugal o naipe de grupos já existentes. Pisaram, entre outras, as principais arenas do mundo taurino, como as da Monumental do México, da Monumental de las Ventas em Madrid e do Coliseu de Nimes.
Entre as várias actividades que no próximo ano assinalarão os 40 anos da fundação dos Forcados Amadores Lusitanos projecta-se a realização de um Festival Taurino, em praça a anunciar, no início da temporada, onde o grupo vai voltar a pegar reunindo todos os forcados que honraram a seu tempo a sua jaqueta.
Fotos D.R. e M. Alvarenga