sexta-feira, 26 de abril de 2019

Apresentados ontem os cartéis das Sanjoaninas na Ilha Terceira



Os espectáculos da próxima feira das Sanjoaninas, na Ilha Terceira, apresentam uma mistura atractiva entre veteranos e jovens nos cartéis que foram apresentados ontem na Monumental em Angra do Heroísmo, estando presente o presidente da Câmara Municipal, José Álamo Meneses.
A Tertúlia Tauromáquica Terceirense, enquanto organizadora da feira que abre o Verão taurino em Portugal, confeccionou a combinação de dois espectáculos com cavaleiros, um com toureio a pé e outro misto. Esses espectáculos irão realizar-se entre 22 e 30 de Junho, e neles vão actuar Sebastián Castella, Curro Díaz, Manuel Escribano, Pablo Aguado, "Juanito", assim como os cavaleiros João Moura Jr., Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona, João Pamplona e Salgueiro da Costa, com toiros maioritariamente de ganadarias açorianas.
A Feira de São João irá iniciar a 22 de Junho com uma corrida à portuguesa concurso de ganadarias em que Filipe Gonçalves, o terceirense Tiago Pamplona e João Moura Jr. lidarão toiros de Pinto Barreiros, São Torcato e Passanha Sobral, como divisas continentais, e das ganadarias locais de Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar. Nesse festejo também competirão os forcados amadores de Évora com os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
Dois dias depois, a 24 de Junho, em que se festeja o São João, celebra-se a corrida de matadores que este ano terá a presença de Curro Díaz, Sebastián Castella e Pablo Aguado, num mano-a-mano ganadeiro entre Rego Botelho e José Albino Fernandes.
Para sexta-feira 28 de Junho está anunciado um espectáculo misto em que João Moura Jr. lidará toiros de João Gaspar e Manuel Escribano com o português "Juanito" terão pela frente hastados de Rego Botelho e José Luís Cochicho. Nessa tarde irão intervir os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
Por último, o dia 30 de Junho, uma corrida à portuguesa onde irão actuar os cavaleiros Filipe Gonçalves, o terceirense João Pamplona e João Salgueiro da Costa perante toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar. Nessa corrida irão pegar os forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores do Ramo Grande e os Amadores Luso-Americanos.
Além dos espectáculos formais, no dia 26 Junho pela manhã haverá a tradicional Tourada das Crianças, um festival com toureiros adolescentes, que tem na sua assistência centenas de crianças das escolas da ilha.

Fotos  D.R. e António Valinho