terça-feira, 30 de abril de 2019

Parlamento aprovou voto de pesar pela morte de Ricardo Chibanga, apresentado pelo CDS



A Assembleia da República aprovou na última sexta-feira, 26 de Abril, um voto de pesar pelo falecimento do matador de toiros Ricardo Chibanga, ocorrido no passado dia 16 de Abril.
O voto de pesar foi apresentado pela bancada parlamentar do CDS-PP,  e no seu texto (ao lado) foi recordada a sua infância, a chegada a Portugal na década de 60 e toda a trajectória mundial do grande e emblemático toureiro moçambicano, um dos últimos grandes ídolos da aficion portuguesa, bem como a sua ligação à Golegã.
‘O toureiro Ricardo Chibanga morreu na terça-feira, dia 16 de Abril, em sua casa na Golegã, na sequência de um acidente vascular cerebral sofrido no início de março.
"Nascido a 8 de Novembro de 1942 em Lourenço Marques, actual Maputo, no bairro de Mafalala, foi com o matador Manuel dos Santos que veio para Portugal continental. Depois de uma passagem pela Escola dos Irmãos Badajoz e de Mário Leão, frequentou a Escola de Toureio Mestre Patrício Cecílio, da Golegã – localidade que adoptou como sua até hoje.
"Tomou alternativa de Matador de Toiros, em Sevilha, na Real Maestranza, em 15 de Agosto de 1971 e tornou-se uma figura nacional e internacional do toureio a pé. O primeiro toureiro africano, gerou seguidores e admiradores em várias gerações, granjeando admiração de Pablo Picasso ou Salvador Dali, entre muitos outros.
"A Assembleia da República, reunida em plenário, apresenta sentidas condolências à família, mulher, filha e neto, e aos amigos e admiradores de Ricardo Chibanga’, lê-se no voto de pesar.
O voto foi aprovado pela maioria dos deputados do Parlamento, com um único voto contra do deputado do PAN e o Bloco de Esquerda e os Verdes abstiveram-se.

Foto Fernando José