segunda-feira, 29 de abril de 2019

Os toiros de Pinto Barreiros e Dolores Aguirre para o Concurso de Ganadarias Históricas do próximo domingo em Vila Franca

"Silvano" é o bonito toiro de Pinto Barreiros para o Concurso de Ganadarias
Históricas do próximo domingo na "Palha Blanco"
"Caracorta", o toiro da ganadaria espanhola Dolores Aguirre para domingo em
Vila Franca de Xira


No próximo domingo, dia 5 de Maio, na centenária praça de toiros "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira recebe uma corrida de toiros-concurso de ganadarias, onde o destaque será a presença de seis das mais emblemáticas ganadarias ibéricas.
Hoje apresentamos os toiros de Pinto Barreiros e Dolores Aguirre selecionados a preceito pelos seus criadores para estarem presentes neste importante acontecimento.
De salientar que o cartel é composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
De seguida apresentamos os dados históricos das ganadarias mencionadas bem como os dados dos toiros a lidar.

Ganadaria Pinto Barreiros

Nome: Silvano
Número: 34
Pelagem: Castanho
Nascimento: 17 de Fevereiro de 2015

Dados Históricos
Antiguidade: 29 de Março de 1931
Formada em Espanha decorria o ano de 1837 por José María de Linares y Ceballos, e após sucessivas heranças e vendas, passou a Antonio Guerra, que com a sua morte em 1925 a sua Mulher vendeu ao senhor José Lacerda Pinto Barreiros, que eliminou as reses adquiridas comprando seguidamente a Gamero Cívico, antes Parladé, e a Félix Suárez, procedente de Conde de Santa Coloma, vacas e um semental de Conde de la Corte.
Em 1964 e por falecimento de José Lacerda Pinto Barreiros, passa a anunciar-se com o nome Pinto Barreiros, propriedade da Sociedade Agrícola Quinta da Condessa.
Em 2004 é adquirida pela Sociedade Agropecuária São Torcato, Lda, sendo nos dias de hoje Joaquim Alves de Andrade o proprietário da histórica divisa, considerada a ganadaria-mãe das ganadarias portuguesas.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

Ganadaria Dolores Aguirre

Nome: Caracorta
Número: 16
Pelagem: Negro mulato, chorreado, bragado,corrido
Nascimento: 4 de Dezembro de 2013

Dados Históricos
Antiguidade: 20 de Maio de 1974
Em 1946 adquiriu esta ganadaria José Castellano Duque através Eustaquio Parrilla. No ano de 1949 a ganadaria foi dividida em dois lotes para seus filhos - Julián e Antonio -, sendo que o lote de António foi vendido a Pablo de la Serna Gil, com o ferro e divisas primitivos.
No ano de 1963 a ganadaria foi adquirida por Pilar Fernández Cobaleda, que a anuncia como Campocerrado, variando o ferro. Eliminou o anterior e formou-a com reses de Atanasio Fernández, sendo que em 1971 foi adquirida pela Condesa de Donadío, que variou o ferro.
Em 1971 adquiriu um lote de vacas de Atanasio Fernández e em 1977 foi vendida a Dolores Aguirre Ybarra. Em 1979, foram adquiridos dois sementais com o ferro de Conde de la Corte com os nomes de “Alí” e “Tamiris”.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

Fotos João Silva/R.L. Tauromaquia