terça-feira, 30 de abril de 2019

Os toiros de Miura e Palha para o Concurso de Ganadarias Históricas de domingo na "Palha Blanco"

"Reinasolo", o sério toiro de Miura para domingo em Vila Franca
"Pintanegro", o imponente toiro da ganadaria Palha


É já no próximo domingo, dia 5 de Maio, que a carismática e centenária praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, recebe a primeira corrida da sua magnífica temporada, um concurso de ganadarias históricas onde o destaque será a presença de seis das mais emblemáticas ganadarias ibéricas.
Hoje apresentamos os dois últimos toiros que faltavam, os imponentes exemplares de Miura e Palha selecionados a preceito pelos seus criadores para estarem presentes neste importante acontecimento.
O cartel é composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
De seguida fique a conhecer os dados históricos das ganadarias mencionadas bem como os dados dos toiros a lidar.

Ganadaria Miura

Nome: Reinasolo
Número: 47
Pelagem: Preto bragado
Nascimento: 15 de Janeiro de 2015

Dados Históricos
Antiguidade: 30 de Abril de 1849
Iniciada em 1842 por Juan Miura, através de reses de Antonio Gil, e posteriormente com outro lote grande de vacas de José Luis Alvareda, todas elas procedentes de Francisco Gallardo.
Nos anos de 1850 e 1852 agregaram-se reses de Jerónima Núñez de Prado, viúva de Cabrera, juntando-se em 1854 sementais de José Arias de Saavedra (Vistahermosa).
Após o falecimento de Juan, em 1855, passa a ganadaria a anunciar-se em nome de sua Mulher, e posteriormente ao seu filho mais velho, Antonio Miura, e com a morte deste no ano de 1893, foi o seu irmão Eduardo quem assumiu a ganadaria, herdando a mesma decorria o ano de 1917 aos seus filhos Antonio e José, anunciando-se como Hijos de Don Eduardo Miura.
Em finais de 1940, Antonio e José cedem a ganadaria a seu filho e sobrinho Eduardo Miura Fernández. Com o falecimento deste no ano de 1996, assumem a ganadaria os seus filhos Eduardo e Antonio Miura, actuais proprietários, anunciando a ganadaria como Hijos de Don Eduardo Miura.
Em 2002 a ganadaria passa a anunciar-se simplesmente como Miura.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

Ganadaria Palha

Nome: Pintanegro
Número: 291
Pelagem: Preto
Nascimento: 9 de Setembro de 2014

Dados Históricos
Antiguidade: 04 de Novembro de 1883
Formada em 1848 pelo senhor António José Pereira Palha, passa a anunciar-se no ano de 1875 com o nome de seu filho José Pereira Palha Blanco, com reses de origem portuguesa e de Concha y Sierra, Miura, Trespalacios e Veragua, lidando pela primera vez em Lisboa decorria o ano de 1854 e em Madrid em 1862.
Em 1937 herdam a ganadaria os netos Francisco e Carlos Van Zeller Palha, que adquirem vacas Pinto Barreiros e sementais de Belmonte e de Domingo Ortega. Posteriormente, a ganadaria é aumentada com um lote de vacas e dois sementais de Isaías y Tulio Vázquez.
Em 1980 passa a ganadaria a seus sobrinhos - Van Zeller Palha Botelho Neves e João Folque de Mendoça - que adquirem sucessivamente vacas e sementais de Oliveiras Irmãos, três sementais de Torrealta e recentemente um lote de vacas e três sementais de Baltasar Ibán que levam por separado.
Na actualidade a ganadaria é formada com vacas e sementais de duas procedências distintas. A primeira constituída por vacas e sementais de Pinto Barreiros, Isaías y Tulio Vázquez e Oliveiras Irmãos cruzados entre si; e a segunda procedência constituída por vacas e sementais de Baltasar Ibán que levam em separado.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

Fotos João Silva/R.L. Tauromaquia