quinta-feira, 25 de abril de 2019

Há 45 anos: os toureiros que se anunciavam para a temporada do Campo Pequeno

Em cima, o programa que anunciava os toureiros contratados para a temporada
de 1974 no Campo Pequeno e, em baixo, num beberete no Salão Nobre, já nos
anos 80, Miguel Alvarenga com os empresários Dr. Paulo Rodrigues e Dr. Manuel
Jorge Diez dos Santos


45 anos, neste mesmo dia 25 de Abril, acontecia a "revolução" que derrubou o Estado Novo e só por pouco não instaurou uma nova ditadura de sinal contrário em Portugal...
Na praça de toiros do Campo Pequeno, ao tempo gerida pelo Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, filho de Manuel dos Santos (que morrera um ano antes) e pelo Dr. Paulo Venâncio Rodrigues, antigo secretário do Prof. Salazar, assim como por Américo Pena e José Cardal, anunciavam-se para essa temporada de 1974 os cavaleiros Manuel Conde, José Maldonado Cortes, Frederico Cunha, Álvaro Domecq, Mestre Batista, David Ribeiro Telles, Fernando Andrade Salgueiro, Luis Miguel da Veiga, Gustavo Zenkl e José João Zoio; e os matadores Mário Coelho, Amadeu dos Anjos, Armando Soares, Ricardo Chibanga, José Júlio e José Falcão, assim como os espanhóis "Niño de la Capea" e "Currillo".
O programa que a empresa editava todos os inícios de temporada dava ainda conta da presença de três dos principais grupos de forcados que nesse ano viriam a Lisboa, os de Santarém, comandados por José Manuel Souto Barreiros, os de Montemor, comandados por António José Zuzarte e os do Ribatejo, comandados por Rui Souto Barreiros.
Nesse dia 25 de Abril de 1974 o Campo Pequeno fora já palco de duas corridas de toiros, como ontem aqui recordámos, a de Domingo de Páscoa no dia 16 e uma segunda no dia 21 em que actuara o então cavaleiro amador João Moura ao lado de Manuel Conde, Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga.

Fotos D.R. e Fernando Gonçalves