quarta-feira, 24 de maio de 2023

Alcochete de luto: morreu Aníbal Pinto, uma lenda dos Forcados

Aníbal Pinto (à direita) com António José Pinto em Junho de
2014 na cerimónia de reposição da estátua de Helder Antono
na praça de toiros de Alcochete
Foto M. Alvarenga

Miguel Alvarenga - Quase a cumprirem-se dois meses da morte de José Barrinha da Cruz (6 de Abril), o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete está outra vez de luto pela morte de outro grande Forcado que integrou a primeira formação na corrida de estreia do Grupo a 21 de Agosto de 1971 na Monumental do Montijo - morreu hoje Aníbal Pinto, o "pai" dos Amadores de Alcochete, uma das maiores referências dos Forcados nacionais e um dos primeiros de todos os tempos em Alcochete.

Aníbal José Pinto Pereira - que me deu a honra de ser meu Amigo e com o qual partilhei grandes momentos e muitas inesquecíveis e tão animadas noitadas juntamente com João Mimo (saudoso cabo fundador do Grupo de Alcochete), com João Pedro Bolota, com António José Pinto e com o meu querido e eterno "Nené" - tinha 79 anos, cumpriria 80 no próximo dia 15 de Agosto.

Vestiu pela primeira vez a jaqueta gloriosa de ramagens dos Amadores de Alcochete precisamente na corrida de estreia do Grupo, como acima referi, na Monumental do Montijo em 21 de Agosto de 1971.

Aníbal Pinto inspirou Forcados de muitas gerações pela "forma única de pegar toiros", como hoje recorda o seu Grupo.

Despediu-se das arenas na temporada de 1984 na sua praça de Alcochete - mas jamais se despediu do seu Grupo, que continuou sempre a acompanhar, apoiando os meus novos, ensinando os que vieram depois.

Foi um Forcado de alma e sentimento - e de uma raça e uma técnica que jamais esqueceremos.

Nesta hora triste - fazíamos sempre uma festa quando nos encontrávamos e vou sentir falta desses momentos - abraço todos os amigos do Aníbal, todos os amigos dos Amadores de Alcochete e, muito em especial, toda a sua Família, a quem endereço os meus mais sentidos pêsames. Curvo-me respeitosamente perante a sua memória. Que nunca vou esquecer.

Descansa em paz, Amigo Aníbal!

Fotos M. Alvarenga, Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.

Aníbal Pinto (atrás, à direita) com João Quintella e, à frente,
António Pinto Basto e António José Pinto - na praça de
Alcochete, em Setembro de 2017, na corrida de homenagem
à memória do forcado Fernando Quintella
Na tarde da despedida, em 1984 na praça de Alcochete
José Rocha, Aníbal Pinto e António
José Pinto