terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Campo Pequeno: Pombeiro está em silêncio... mas não dorme na fila

Estamos a uma semana do Natal - com as atenções mais viradas para as compras e as prendas do que propriamente para grande novidades taurinas - e a tragédia que enlutou a Família Ribeiro Telles e a Família Caldeira quase que parou as movimentações que por aí existiam, adiando o anúncio de novos apoderamentos (nomeadamente o de João R. Telles), assim como a divulgação das primeiras "bombas" empresariais para a próxima temporada.

Excepção feita à Associação Sector 9, que desta vez vai começar a mexer mais cedo na temporada de Santarém e que no passado domingo já anunciou oficialmente a encerrona de João Moura Jr. em Março a abrir a época na Monumental "Celestino Graça", prometendo mais uma novidade para o primeiro dia do novo ano, as outras empresas continuam em silêncio, nada se sabendo dos seus projectos para 2025.

Mas o "Farpas" andou a investigar. E começamos precisamente pela capital. Luis Miguel Pombeiro está em silêncio, mas não dorme na fila. Já começou a trabalhar nos quatro cartéis do Campo Pequeno...

Logo no início do ano deverá ser anunciada a corrida-estrela da temporada (que pode não ser a primeira), que marca o regresso de Diego Ventura a Lisboa, com Rui Fernandes a encabeçar o cartel da alternativa de seu sobrinho Duarte Fernandes.

Rui e Duarte Fernandes chegam amanhã do México, onde estiveram uma semana e onde participaram num festejo privado de aniversário de um amigo. Só depois da sua chegada serão retomadas as conversações com Pombeiro, por forma a que tudo fique rematado até ao final do ano, para ser anunciado logo no início do próximo.

Não se sabe ainda se Luis Miguel Pombeiro manterá ou não a parceria que teve esta temporada com a empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva, tudo devendo ficar devidamente esclarecido no início do ano.

Há fortes probabilidades de voltar a haver uma corrida mista - com o matador "Juanito" -, mas ainda nada está fechado e Pombeiro ainda oscila entre o sim e o não quanto a levar por diante uma corrida com cavaleiros e matadores, uma vez que se trata de um formato que nos últimos anos não tem resultado em Lisboa.

Com a corrida da alternativa de Duarte Fernandes e a possibilidade de uma mista, já só falta rematar duas na temporada do Campo Pequeno. Uma pode ser de três cavaleiros, com a entrada de Guillermo Hermoso de Mendoza no elenco. A última, em Setembro, tudo leva a crer que seja a corrida de comemoração dos 45 anos de alternativa de Paulo Caetano, provavelmente de gala à antiga portuguesa e com um cartel de seis cavaleiros.

Todos estes adiantamentos, não confirmados ainda oficialmente pela empresa Ovação e Palmas, são para já meras possibilidades. Mas algumas poderão em breve ser realmente confirmadas. Aguardemos.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

Duarte e Rui Fernandes estiveram a última semana
no México. Chegam amanhã a Lisboa e não início do
ano deverá ser finalmente anunciada a grande corrida
em que vão estar no Campo Pequeno com Ventura