segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Novilheiros lusos e novilhos de Murteira Grave em Janeiro em La Puebla del Rio

Morante de la Puebla (foto) e o seu apoderado Pedro Jorge Marques são, um ano mais, os organizadores dos tradicionais festejos e encierros que durante três dias, no mês de Janeiro (17, 18 e 19), animam La Puebla del Rio (Sevilha), realizando-se duas novilhadas em que haverá a registar a presença de dois novilheiros portugueses (um da escola de Vila Franca e outro da escola da Moita) em cada um dos dias, bem como a lide de seis novilhos da ganadaria Murteira Grave no dia 19.

Celebra-se em Janeiro o 10º aniversário destes festejos em La Pubela e Morante e Pedro Marques querem dar um novo impulso a estas festividades, que se traduzem no primeiro ciclo taurino do novo ano em Espanha.

Como novidade, o facto de, pelo menos uma das novilhadas ser transmitida pelo Canal Sur (com comentários do português Luis Filipe Cochicho), o que acontece pela primeira vez.

O primeiro dia, 17 de Janeiro, será, como habitual, dedicado às crianças. No dia 18 teremos a primeira novilhada com um concurso de ganadarias disputado pelas divisas de Garcigrande, Alcurrucén, Talavante, Matilla, Espartaco e Fermín Bohórquez; e no dia 19, como acima referimos, lidam-se seis novilhos de Murteira Grave.

Os cartéis e o programa das festas serão apresentados nos próximos dias.

Foto M. Alvarenga