João Telles e Duarte Fernandes - à espera de novos apoderados |
Só em Janeiro deverá ser conhecido o novo apoderado do cavaleiro João Ribeiro Telles, que no final da temporada anunciou separar-se de Ricardo Levesinho e da empresa Tauroleve.
Diz-se que pode voltar a ser o antigo forcado Manuel Paim; diz-se que pode ser o empresário Samuel Silva (da Toiros com Arte), que faria a estreia no campo dos apoderados; diz-se que pode ser um forte empresário espanhol.
João Telles ainda está em silêncio e tudo indica que assim permanecerá até final do ano. A comunicação do sucessor de Levesinho ficou adiada em virtude do acidente sofrido pela irmã do cavaleiro, Graça R. Telles Caldeira, em que faleceu o filho mais novo, Vicente, de apenas dois meses, e ficaram feridas, algumas com gravidade, as outras quatro sobrinhas de João.
E para se dar por terminada a Dança dos Apoderados (afinal não tão mexida nem tão emocionante como se previa...), por apurar está também quem vai ser o novo apoderado de Duarte Fernandes, a primeira figura da nova vaga, galardoado na última Gala da Tauromaquia com o prémio de Melhor Cavaleiro Praticante.
Com uma temporada de 2025 pela frente recheada de grandes desafios - entre os quais a alternativa no Campo Pequeno com seu tio Rui Fernandes e Diego Ventura; bem como a presença nas principais feiras taurinas do país vizinho -, Duarte Fernandes deu recentemente por terminada a relação de apoderamento (que durou dois anos) com os espanhóis Nacho Matilla e Ángel Castro.
Diz-se que o empresário e antigo matador francês Juan Bautista, também apoderado do novilheiro Marco Pérez (que no próximo ano recebe a alternativa de matador de toiros), será o novo apoderado do jovem cavaleiro. Mas não há ainda confirmação - o que pode acontecer na próxima semana, antes do final do ano.
Aguarde-se.
Fotos M. Alvarenga