domingo, 24 de fevereiro de 2019

Sequência do momento dramático da queda de Rui Salvador ontem em Lisboa



Foi um momento dramático e podia ter tido mesmo um desfecho complicado. Rui Salvador, que ontem iniciava a temporada de comemoração dos seus 35 anos de alternativa, sofreu no Campo Pequeno esta aparatosa queda ao início da lide do segundo toiro do Festival do Dia da Tauromaquia, da ganadaria Ribeiro Telles, que repartia com Francisco Palha. Caíu mal e ainda foi violentamente colhido pelo toiro, vivendo-se na praça momentos de grande angústia.
Imeditamente socorrido por inúmeros companheiros que saltaram à arena, Rui Salvador abandonou a arena amparado pelos colegas e por socorristas da Cruz Vermelha, visivelmente abalado pela violência da colhida.
Esperaram-se alguns minutos e o cavaleiro regressou à praça (foto ao lado), sendo calorosamente aplaudido pelo público que enchia a praça. Rui encastou-se e teve a seguir uma actuação "à antiga", fruto da raça, do valor desmedido e da alma toureira que marcaram estes 35 gloriosos anos de grande profissionalismo, em que nunca virou a cara a nada em que circunstância fosse.
Com Francisco Palha - que finalmente esteve em Lisboa ao seu melhor nível - realizou uma lide vibrante e plena de emoção.
Quando abandonavam ambos a arena, o público voltou a levantar-se e a render ao cavaleiro de Tomar um tributo enorme em reconhecimento pelo seu valor, pela sua garra. No final, deram ambos aplaudida volta ao ruedo.
Rui Salvador permaneceu na trincheira o resto do festejo e segundo o seu apoderado José Carlos Amorim, "está bem e não sofreu, graças a Deus, nenhuma lesão".

Fotos Maria Mil-Homens