domingo, 24 de fevereiro de 2019

Novilheiro Jesús Álvarez em greve de fome à porta da Real Maestranza de Sevilha

Jesús Álvarez iniciou hoje o seu protesto junto à Porta do
Príncipe da Real Maestranza de Sevilha
Jesús Álvarez actuando em Las Ventas, Madrid e, em baixo, Fernando Guarany,
o último toureiro que protagonizou idêntica reivindicação, em 1977, quando
permaneceu um mês à porta do Campo Pequeno

O novilheiro com picadores Jesús Álvarez iniciou hoje uma greve de fome na Real Maestranza de Sevilha, junto à Porta do Príncipe, reivindicando à empresa Pagés uma oportunidade para ali tourear.
Natural de Camas (Sevilha), a terra do mítico Curro Romero, protesta pela sua "não inclusão nos cartéis das novilhadas da temporada pelo terceiro ano consecutivo". Toureou pela última vez na Real Maestranza a 22 de Maio de 2016, sendo ovacionado na lide de novilhos de Cortijo de la Sierra.
"Três anos sem uma oportunidade na minha terra. Se não for aqui, onde será?" - pergunta no cartaz que afixou na praça.
Pouco vulgar em Espanha, este modo de reivindicar uma oportunidade esteve em moda no nosso país nos anos 60 e 70. "Muleta Negra" foi o primeiro toureiro que esteve à porta do Campo Pequeno a pedir para ali actuar. O último foi o toureiro brasileiro Fernando Guarany (foto ao lado) em 1977, que depois de um mês na porta principal da praça, foi contratado e esgotou o Campo Pequeno.
O também toureiro luso Paco Duarte foi o primeiro toureiro que protagonizou idêntica reivindicação, no ano de 1978, à porta da Monumental de Madrid, onde a empresa também lhe acabou por dar a oportunidade que pedia.

Fotos D.R./@Jesús Álvarez/Twitter e D.R.