terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Marcos Bastinhas com os Hermosos em Évora no debute de Guillermo



Revelamos algumas das primeiras novidades da temporada de 2019 na carismática praça de toiros de Évora, onde Guillermo Hermoso de Mendoza fará a sua estreia em Portugal no mês de Julho

Marcos Bastinhas (foto ao lado) apadrinhará na praça de Évora, a 20 de Julho (sábado) a apresentação em Portugal do jovem rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza, sendo seu pai, Pablo Hermoso, o cabeça de cartaz (ambos na foto de cima). Terá sido, segundo apurámos, o próprio Pablo Hermoso a fazer questão de que fosse Marcos a acompanhá-los nesta significativa corrida, como forma de homenagear a memória do seu companheiro Joaquim Bastinhas. Pegará o Grupo de Évora e outro e os toiros aindas estão por definir.
A nova empresa que gere a praça de Évora, formada por António Alfacinha, Francisco Mendonça Mira e a Toiros & Tauromaquia de Margarida e António José Cardoso e Carlos Ferreira, tem praticamente rematados os cartéis da temporada eborense, que vai abrir, como ontem noticiámos, a 23 de Março com a Gala do Moço Forcado.
A 19 de Maio será a primeira corrida, o tradicional Concurso de Ganadarias, cujo cartel pode ser de veteranos: João Moura, António Telles, Rui Salvador ou Luis Rouxinol. Não está afastada a hipótese de o cartel ter outro formato e incluir Francisco Palha. Os toiros, ainda sem confirmação oficial, podem ser das ganadarias Murteira Grave, Passanha, Branco Núncio, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro e Calejo Pires.
A segunda corrida será a tradicional das festas de São Pedro, a 29 de Junho, marcando o regresso de um curro de Murteira Grave, após alguns anos de ausência. Pegará em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Évora. Certas no cartel as presenças de João Ribeiro Telles e António Prates, sendo o cabeça de cartaz um veterano.
Depois da já referida corrida a 22 de Julho, no mês de Setembro, em data a designar, terá lugar uma quarta corrida com um curro de toiros da ganadaria Veiga Teixeira e no final de Outubro deverá haver ainda, como tem ocorrido nos últimos anos. uma última corrida de seis cavaleiros para encerramento da temporada.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza e Maria Mil-Homens