terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Campo Pequeno apresenta esta 5ª feira os cartéis das 5 primeiras corridas e o da novilhada

Campo Pequeno terá 10 corridas e uma novilhada em 2019. Pablo Hermoso
de Mendoza (foto de baixo) toureia em duas delas: a 16 de Maio e em Setembro,
fazendo nesta segunda a apresentação em Lisboa de seu filho Guillermo


Mais novidades (ainda não oficiais) dos primeiros cartéis da temporada do Campo Pequeno, que esta quinta-feira serão oficialmente apresentados pela empresa numa conferência de imprensa que vai decorrer na arena da praça. Cada corrida será um acontecimento

A empresa vai apresentar na quinta-feira os cartéis das cinco primeiras corridas das dez que compõem a temporada de 2019 no Campo Pequeno, bem como o da novilhada - que terá lugar num dia especial, a 18 de Maio (sábado).
O cartel de abertura, já de todos conhecidos, a 11 de Abril, é formado por três dos grandes triunfadores da última temporada no Campo Pequeno, os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, que vão enfrentar seis imponentes toiros da ganadaria do Dr. António Silva, na comemoração dos 75 anos da sua fundação. Pegam os forcados Amadores de Montemor e os Amadores de Vila Franca de Xira.
A segunda corrida, a 16 de Maio, como o "Farpas" já aqui adiantou, terá a presença dos cavaleiros Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior, faltando designar a ganadaria e os dois grupos de forcados, podendo um ser o de Évora.
Dois dias depois, no sábado, 18, o Campo Pequeno vai voltar a viver um dia especial, na sequência do sucesso que constiuiu o Dia da Tauromaquia. À tarde será a final do Certame de Toureio de Salão "Vem Tourear", realizando-se à noite a habitual novilhada do Abono.
A terceira corrida da temporada, única do mês de Junho, no dia 6, será mista e de homenagem à memória de Joaquim Bastinhas. Certas as presenças dos cavaleiros João Moura e Marcos Bastinhas, completando o elenco uma grande figura do toureio a pé de Espanha. Toiros e forcados por designar.
No mês de Julho haverá duas corridas, como já referenciámos. A 11 será a noite de homenagem à aficion dos Açores e mais concretamente da Ilha Terceira. O cartel é composto por seis cavaleiros, confirmando a sua alternativa o terceirense Tiago Pamplona. Certa também a presença de João Salgueiro da Costa, prováveis as de Rui Salvador e Ana Batista, entre outros. Pegam os dois grupos de forcados açoreanos, os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os do Ramo Grande.
A 25 de Julho, como também já adiantámos, será a corrida comemorativa dos 75 anos da fundação da emblemática ganadaria Murteira Grave e o cartel é formado por três figuras da nova vaga, os cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luis Rouxinol Júnior, faltando designar os dois grupos de forcados.
Estes serão os cinco cartéis das cinco primeiras corridas, mais o da novilhada, que a empresa anunciará oficialmente na próxima quinta-feira. Ficam apenas por conhecer os cartéis das cinco corridas restantes: 8 de Agosto (comemoração dos 35 anos de alternativa de Rui Salvador), 22 de Agosto (corrida mista, estreia em Lisboa da ganadaria de Manuel Calejo Pires); 5 de Setembro (Pablo Hermoso e a apresentação na capital de seu filho Guillermo); 26 de Setembro (corrida à portuguesa comemorativa do 75º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa); e 3 ou 10 de Outubro (Gala à Antiga Portuguesa de encerramento da temporada). Ainda no mês de Outubro pode ter lugar o Festival Taurino de homenagem ao matador José Luis Gonçalves.

Fotos Emílio de Jesus e Frederico Henriques/@Campo Pequeno