quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Heróico Ferrera em ombros pela porta grande ontem na Moita

Duas grandes faenas de António Ferrera, a segunda premiada com três voltas
à arena, deram ao fantástico toureiro honras de sair, pela segunda vez, em ombros
pela porta grande da praça "Daniel do Nascimento"
Ginés Marín "não se viu" no terceiro toiro da noite, mas no último puxou dos seus
galões, depois do triunfo apoteótico de Ferrera e disse: "Também estou aqui!"
João Telles parou tudo com o cavalo "Ilusionista", culminando com dois ferros
magistrais uma noite de grande triunfo ontem na Moita. Em baixo, a segunda
pega da noite, espectacular, por Fábio Silva, consumada à segunda

Um faenão ao quinto toiro da noite, onde pôs tudo de si e mais alguma coisa, premiado com três voltas à arena e o público a pedir a quarta, valeu ontem ao matador espanhol António Ferrera a triunfal e mais que merecida saída em ombros pela porta grande da praça da Moita na primeira corrida da Feira Taurina.
No seu primeiro toiro, Ferrera dera já o mote de que ontem estava ali para triunfar.
E em ombros deveria ter também saído João Ribeiro Telles, autor de duas lides de alto nível, com destaque para a segunda e para os dois últimos ferros, daqueles que páram corações, com o magnífico cavalo "Ilusionista", de ferro Ortigão Costa. Do outro mundo!
Ginés Marín passou despercebido no terceiro toiro da noite e abreviou a faena, mas no último puxou dos seus galões e realizou uma bonita e variada faena, dando duas voltas à arena.
Os Forcados Amadores da Moita estiveram em bom plano, com uma primeira pega ao primeiro intento por intermédio de David Solo e um pegão ao quarto toiro, à segunda, por Fábio Silva, com uma grande intervenção do primeiro ajuda, que o acompanhou depois nas duas voltas à arena.
Os toiros de Ribeiro Telles tiveram no geral excelente nota, destacando-se os três da segunda parte e também o primeiro de Ferrera, que apesar de ter pouca força, foi um toiro bom. O ganadero ontem merecia ter sido chamado à praça.
Havia quem vaticinasse uma entrada fraca nesta primeira corrida da Moita, mas as bancadas estiveram muito bem compostas e quase a rondar os três quartos de entrada.
Triunfos grandes de Ferrera e de Telles, Marín encastado e artista no seu segundo toiro, forcados bem e toiros a proporcionar um grande espectáculo. Valeu (se valeu!) a pena. Foi uma noite grande de toiros. E a Moita voltou aos velhos tempos. Vitória do empresário Ricardo Levesinho.
Fábio Costa dirigiu a corrida com aficion e rigor.
E a festa continua na Moita até sexta-feira, com a corrida dos cavaleiros na quinta rodeada da maior expectativa e com o ambiente redobrado pelo sucesso de ontem à noite.

Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens.

Fotos M. Alvarenga