
"Arles foi marcante na minha carreira, como o foi também toda a França, um país a que estive sempre especialmente vinculado. Mas concretamente Arles e a sua aficion deram-me muito. É uma praça com umas reminiscências culturais, um respeito pelo toiro e pela tradição e uma maniera de fazer as coisas que me cativaram sempre" - palavras do Maestro Vitor Mendes ao site espanhol mundotoro.com, face à grande homenagem que no domingo lhe vão render na cidade francesa de Arles por ocasião dos 40 anos da sua carreira profissional.
Vitor Mendes será homenageado no antigo Coliseu Romano ao início da corrida deste domingo, em que se vão lidar toiros da histórica ganadaria portuguesa Palha.
"A praça de Arles foi um ponto de inflexão na minha carreira, ali toureei muitíssimo e vivi todos os sabores desta profissão. A glória, a dor, o triunfo, o sacrifício. Arles curtiu-me como toureiro e como pessoa", afirma o famoso matador, ainda e sempre o maior da nossa História.
As fotos que aqui ficam, publicadas no mundotoro.com, retratam a última corrida de Vitor Mendes em Arles, na Feira da Páscoa de 2012, uma tarde em que, recorda o site espanhol, "pôs sobre a mesa a sua entidade de toureiro poderoso e lidador".
"Que a aficion de Arles recorde aquela tarde e todas as que ali vivi como matador de toiros é um grande orgulho para mim. Espero que chegue o dia de domingo com a ilusão de quem espera o início de uma carreira", diz, a terminar.
Fotos mundotoro.com