quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Livro de Carvalho Dias mostra o outro lado da Festa 53 anos depois de em Espanha ter sido editado o primeiro livro de colhidas

Livro de Carvalho Dias reúne mais de 200 fotos de colhidas sofridas nos últimos
anos em arenas portuguesas
"La Tragédia de la Fiesta" foi em 1967 o primeiro livro publicado em Espanha e
que posteriormente foi editado em Portugal (capas em baixo) sobre os momentos
de tragédia que fazem parte da Festa de Toiros



O veterano fotógrafo taurino Henrique de Carvalho Dias lançou esta semana, como oportunamente aqui noticiámos, o livro "Tauromaquia das Emoções" - inteiramente perenchido com mais de 200 fotografias impressionantes de colhidas sofridas nos últimos anos em arenas nacionais.
A iniciativa de Carvalho Dias acontece 53 anos depois de os famosos repórteres espanhóis F. Botán Mon e F. Botán Castillo também terem publicado em Espanha, no ano de 1967, o livro "La Tragédia de la Fiesta", com 550 fotografias de colhidas (capa à esquerda) - livro esse que um ano depois foi também editado em Portugal pela Agência Portuguesa de Revistas (capa à direita), tendo sido alterada a foto de capa, na edição nacional com uma pega.
"Com esta ampla reportagem gráfica de colhidas, quedas de picadores, etc., desejamos render homenagem ao toureiro e fazer ver ao público, a quem dedicamos esta obra, o que custa nesta profissão ganhar fama e dinheiro, por não se poder esquecer nunca o perigo dessa 'cornada que é a ferida por onde se escapa a vida e se perdem as ilusões', como tão autoritariamente disse o doutor Luis Giménez Guinea" - escreveram os autores espanhóis no prefácio do seu livro.
Num momento em que em Portugal alguns fotógrafos manifestaram publicamente em comunicado a intenção de não mais publicar fotos de colhidas por considerarem que isso é apenas "sensacionalismo" e depois de no ano passado terem assumido uma posição crítica contra o elevado profissionalismo do fotojornalista João Dinis ao tornar públicas num jornal generalista, o "Correio da Manhã", fotos da colhida mortal de um cavalo de João Moura Jr. em Coruche, assume particular significado a coragem e o desassombro de Henrique de Carvalho Dias em publicar este livro.
No prefácio da obra, como também já aqui referimos, o jornalista Miguel Alvarenga destaca a importância deste livro que nos mostra "o outro lado da Festa", um lado de tragédia e perigo que não pode nunca ser esquecido, omitido e muito menos apagado e ainda a ousadia de Carvalho Dias, que "aos costumes disse nada" e teve a coragem de trazer a público as fotos de uma realidade que faz e fez sempre parte da Festa Brava.
O livro "Tauromaquia das Emoções" custa 15 euros e pode ser pedido através do email revtoiros@zonmail.pt, estando também desde segunda-feira à venda nos locais habituais. Em Lisboa, está à venda na Papelaria "Riscos e Rabiscos" do centro comercial da praça de toiros do Campo Pequeno.

Fotos D.R.