segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

João Soares ao "Sol": "Tenho cada vez mais gosto em afirmar que gosto de touradas"



Num momento em que continua a ser (estupidamente) politicamente correcto ser contra as touradas e num dia particularmente significativo pela discussão no Parlamento da proposta governamental de aumentar o IVA no espectáculo tauromáquico, é importante destacar as afirmações de João Soares reafirmando o seu gosto pela Festa Brava na entrevista que deu este fim-de-semana ao semanário "Sol" e onde declara, sem papas na língua: "Tenho cada vez mais gosto em afirmar que gosto de touradas".
Presença regular nas nossas praças de toiros - nesta foto, em 2017, na corrida de celebração do 125º aniversário da praça do Campo Pequeno, com Cláudia e Elísio Summavielle -, João Soares é um político desassombrado e sem complexos em dar a cara pela tradição tauromáquica.
Pela sua importância, transcrevemos na íntegra e com a devida vénia, a parte da entrevista da jornalista Cristina Rita ao antigo secretário de Estado da Cultura, que ironiza sobre a sua saída do governo de António Costa desta forma: "Sou a única pessoa no mundo que saíu de um governo por causa de três linhas no Facebook".
Eis a parte da entrevista onde João Soares reafirma o seu gosto pelas touradas:

Ainda em relação ao Orçamento do Estado, já criticou o IVA nas touradas. Gosta de touradas?
Não sou um grande aficionado, mas gosto de corridas de toiros. Gosto e tenho cada vez mais gosto em afirmar que gosto de ir a uma corrida de toiros, havendo este fundamentalismo inaceitável de querer impor gostos aos outros. Não distingo uma 'chicuelina' de uma 'manoletina', mas distingo uma pega de um toureiro a cavalo, como é óbvio.

A ministra da Cultura já se manifestou contra as touradas. Até disse que não é uma questão de gosto, mas de civilização.
Isso não sei. Por acaso tenho boa impressão dela, nunca falei com ela sobre isso. Mas acho um disparate querer agora impor regras de jogo. Não se impõe o gosto. Até admito que haja regiões do país onde não há tradição, mas querer impor no Ribatejo e querer acabar com as corridas de toiros parece-me um disparate completo. Não aceito isso.

O PAN conseguiu convencer o primeiro-ministro a avançar com algumas medidas contra as touradas.
Isso tem de perguntar ao António Costa. O António Costa foi várias vezes, quando era autarca, à Praça de Toiros do Campo Pequeno e deu, salvo erro, uma medalha ao José Luis Gomes. Que foi o grande cabo dos forcados de Lisboa.

Foto Maria Mil-Homens