quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Liberdade de Imprensa nunca esteve tão ameaçada

Em 2010 o jornalista Miguel Alvarenga cumpriu uma pena de prisão de um ano
aos fins-de-semana no Linhó, pelo alegado "crime" de "abuso de liberdade de
imprensa". Agora, Ana Leal veio a público denunciar que António Costa terá
pressionado a administração da TVI para a despedir. Há Liberdade de Imprensa
em Portugal?...


Miguel Alvarenga - "Preocupa-me que um político, à época ministro, ache que pode ligar para a administração (da TVI) a dizer: 'Despeçam-na!'. Estamos a falar do primeiro-ministro António Costa" - denuncia a jornalista Ana Leal numa entrevista ao jornal "Sol" do último sábado.
"Costumo dizer que se o Watergate tivesse acontecido em Portugal não existiria", diz ainda a jornalista, cujo cada vez mais incómodo programa da TVI está em riscos de acabar "e não é porque eu quero", acrescenta.
A eurodeputada Ana Gomes já veio a público dizer ontem no jornal "i" que a acusação a Costa é "muito grave" e que é "fundamental" apurar se o actual primeiro-ministro pressionou de facto a TVI para despedir a jornalista.
O crítico tauromáquico João Cortesão, como esta manhã noticiámos, foi bloqueado no Facebook depois de denunciado por alegados defensores dos animais por ter publicado referências a casos de animalistas que maltratavam e matavam cães nos Estados Unidos.
Eu próprio cumpri em 2010 uma pena de um ano de prisão aos fins-de-semana no Estabelecimento Prisional do Linhó por um alegado "crime" de "abuso de liberdade de imprensa", tendo sido o segundo jornalista a viver uns tempos na cadeia a seguir ao 25 de Abril, depois de Manuel Maria Múrias, ex-director do semanário "A Rua", que cumpriu também uma pena de prisão no Linhó.
Alguém disse um dia que Jornalismo é "publicar aquilo que alguém quer que não se publique".
Ana Leal diz na entrevista ao "Sol" que concorda com esta frase e a sente "como um lema de vida, uma missão" : "Eu encaro o jornalismo como uma missão de denunciar, de facto, aquilo que incomoda muita gente. Nós existimos precisamente para incomodar; incomodar poderes, incomodar inverdades e, no fundo, contar a verdade. Somos o terceiro país mais corrupto da Europa, um lugar de que não nos devemos orgulhar; e se não fossem os jornalistas muita dessa corrupção e muito do que está escondido não seria denunciado".
E hoje, mais que nunca - e muito mais que nos tempos que todos criticam de Salazar - a Liberdade de Expressão está ameaçada.
É importante que se entenda isso. E que lutemos com todas as nossas armas!

Fotos D.R.