segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Sommer D'Andrade homenageado em corrida internacional a 2 de Maio em Estremoz

José Luis Sommer D'Andrade, um dos maiores intérpretes do toureio
fontal, será homenageado na corrida internacional de 2 de Maio em
Estremoz no ano em que assinala o 50º aniversário da sua alternativa
O espanhol Martín Burgos e o mexicano Emiliano Gamero integram os dois
grandes cartéis internacionais de 1 de Maio no Cartaxo e de 2 em Estremoz,
corridas com que o empresário Luis Miguel Pombeiro (na foto de baixo, com
Morante de la Puebla) pretende homenagear o toureio a cavalo e os seus
mais jovens ídolos de Portugal, de Espanha e do México


O empresário Luis Miguel Pombeiro promove a 1 e 2 de Maio, respectivamente nas praças do Cartaxo e de Estremoz, duas grandes e inéditas corridas internacionais, participando em ambas os rejoneadores Martín Burgos (espanhol) e Emiliano Gamero (mexicano). Em Estremoz, presta-se significativa homenagem ao cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade pelos seus 50 anos de alternativa

O empresário Luis Miguel Pombeiro (na foto ao lado, na praça do Campo Pequeno com o matador sevilhano Morante de la Puebla) promove a 1 de Maio no Cartaxo e a 2 em Estremoz duas grandes corridas com cartéis internacionais onde se pretende homenagear o toureio a cavalo e alguns dos seus melhores intérpretes de Portugal, de Espanha e do México.
Nas duas corridas marcarão presença o rejoneador espanhol Raúl Martín Burgos, que integra anualmente os cartéis das grandes feiras no seu país e este ano deverá novamente marcar presença na Feira de Santo Isidro em Madrid; e o mexicano Emiliano Gamero, hoje referenciado como a primeira figura do rejoneio do México e que em Dezembro foi o primeiro ginete azteca a indultar um toiro na Monumental Plaza México.
Na corrida de 2 de Maio em Estremoz, por ocasião da FIAPE, o empresário vai render significativa homenagem ao cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade, cuja alternativa assinala nesta temporada o seu 50º aniversário. Pombeiro enaltece a figura deste famoso cavaleiro referenciando-o como "um dos maiores intérpretes do toureio frontal, sorte que sempre executou da melhor forma, com estilo clássico e bem à portuguesa" e afirma que esta homenagem pretende distinguir "o coudeleiro, o ganadeiro, mas sobretudo o cavaleiro tauromáquico".
Sommer D'Andrade recebeu a sua alternativa há meio século na praça de toiros do Campo Pequeno (4 de Junho de 1970), na corrida que nesse ano inaugurou as nocturnas. David Ribeiro Telles foi o seu padrinho e o acto foi testemunhado por Vitor Ribeiro, Fernando de Andrade Salgueiro e o então cavaleiro amador José João Zoio. Lidaram-se toiros de seu pai, Fernando Sommer D'Andrade e pegaram os grupos de forcados do Ribatejo e os Académicos de Vila Franca de Xira, que eram ao tempo respectivamente comandados por Júlio Parente de Almeida e Miguel Palha Van Zeller.
O empresário Luis Miguel Pombeiro tem praticamente rematado o cartel da corrida de 1 de Maio no Cartaxo, onde vão actuar os cavaleiros António Maria Brito Paes, Raúl Martín Burgos, João Moura Caetano, Paulo Jorge Santos, Emiliano Gamero e Parreirita Cigano, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados do Cartaxo e de Alenquer e de um terceiro grupo ainda não designado. Lidam-se seis toiros da ganadaria Paulino da Cunha e Silva com cinco anos.
Para a corrida do dia seguinte, 2 de Maio, em Estremoz, cujo cartel deverá ficar completamente rematado esta semana, estão certas também as presenças do espanhol Martín Burgos e do mexicano Emiliano Gamero, bem como da cavaleira portuguesa Ana Rita, que triunfou nesta praça no ano passado. Mais três cavaleiros nacionais vão integrar o elenco, onde pode também participar o jovem cavaleiro amador Francisco Cortes Júnior na lide de um novilho. Não estão ainda designados os grupos de forcados, que serão três. E os toiros para esta corrida serão de Vasconcellos e Souza D'Andrade.
"Serão duas corridas diferentes do habitual, nas quais se pretende homenagear o toureio a cavalo e os seus melhores representantes de Portugal, de Espanha e do México, actuando jovens figuras dos três países", conclui Luis Miguel Pombeiro.

Fotos D.R.