quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Paco Duarte e Manuel Valente, o "Espontâneo Zip Zip": reviver o passado em Madrid

Paco Duarte e Manuel Valente esta manhã na porta grande da
Monumental de Madrid e, em baixo, na famosa Cafetaria "César",
ponto de encontro de todos os aficionados, mesmo em frenta
a Las Ventas


Dois ícones românticos da tauromaquia portuguesa: Paco Duarte e Manuel Valente, recordaram esta manhã o passado na porta grande da Monumental de las Ventas, em Madrid.
Paco Duarte, que se encontra na capital espanhola até sexta-feira a tratar de contactos para as campanhas do cavaleiro David Gomes (que apodera em parceria com Jorge Arrelano) e do matador Nuno Casquinha, esteve em 1978 um mês de vigília à porta da praça de toiros de Madrid vestido de toureiro a pedir uma oportunidade para ali tourear, que depois lhe foi dada.
Manuel Valente ficou conhecido pelo "Espontâneo Zip Zip" depois de no final dos anos 60 ter saltado à arena do Campo Pequeno durante uma actuação do famoso matador espanhol "Paquirri", sendo posteriormente apoiado por Raul Solnado, Carlos Cruz e Fialho Gouveia no célebre programa "Zip Zip" da RTP, chegando a cumprir o sonho de tourear várias vezes na primeira praça do país, onde se apresentou em 1969 num festival taurino de beneficência em que também actuou Raul Solnado.
Paco Duarte e Manuel Valente chegaram a tomar as respectivas alternativas de matadores de toiros, mas depois abdicaram delas e tornaram-se bandarilheiros.

Fotos D.R.