terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Novos donos do Campo Pequeno acabam com canal televisivo de José Cáceres

José Cáceres, Rui Bento e Hélder Milheiro em Outubro de 2015 na apresentação
do canal Campo Pequeno TV


Cinco anos depois de ter arrancado - em Novembro de 2015 - o canal Campo Pequeno TV vai ser extinto na sequência da mudança de mãos da adjudicação da primeira praça do país.
Apresentado com pompa e circunstância em Outubro de 2015 numa conferência de imprensa que teve lugar na própria praça de toiros (fotos), a empresa manifestou ao tempo o seu orgulho por ser a única praça de toiros do mundo que tinha um canal de televisão privado.
Dirigido e apresentado pelo conceituado José Cáceres ao longo de cinco anos, o Campo Pequeno TV não teve, contudo, a nível de adesões (subscrições) o efeito que se esperava e o futuro dono da empresa, o empresário Álvaro Covões, manifestou já a intenção de pôr termo ao contrato que existia com o jornalista e comentador das corridas da RTP para que o canal acabe.
Com a nova gestão da praça a cargo de Covões, desaparece também a Direcção de Tauromaquia, que nos últimos 14 anos foi liderada por Rui Bento - uma vez que a nova empresa não irá promover touradas, mas sim, provavelmente, arrendar datas a quem as pretenda assumir.
Paulo Pereira e Joana Pina, que integravam a Direcção de Tauromaquia, deverão transitar para o Museu Taurino da praça de toiros, iniciando aí novas funções. Rui Bento pode, como ontem o disse ao "Correio da Manhã", continuar a ser o promotor das corridas - ou não - mas agora a título pessoal e não como funcionário do novo grupo empresarial de Álvaro Covões, Pires de Lima e Sérgio Monteiro.
Extinta estava também já há alguns meses a Academia de Toureio do Campo Pequeno, de que eram professores o matador António João Ferreira e o bandarilheiro Américo Manadas.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo