quinta-feira, 16 de abril de 2020

Director do site Mundotoro rende a maior das homenagens a Rui Bento



Pela pena do seu director e proprietário, Carlos Ruiz Villasuso, o site Mundotoro rende hoje justíssima e merecida homenagem ao trabalho desenvolvido por Rui Bento durante 14 anos à frente do Campo Pequeno

Carlos Ruiz Villasuso, director e proprietário do site espanhol Mundotoro, faz hoje um rasgado elogio ao trabalho de Rui Bento durante catorze anos à frente do Campo Pequeno, considerando que ele foi "possivelmente o melhor gestor que teve a história da praça de toiros de Lisboa".
Na análise diária que tem feito no site - "Diário do estado de alarme - análise da situação nacional e da Tauromaquia" -, hoje ilustrada com uma foto de Rui Bento no dia da sua alternativa em Badajoz, Carlos Ruiz Villasuso (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga, em Fevereiro deste ano nas festas de La Puebla del Rio), destaca sobretudo que "vai-se Rui Bento do Campo Pequeno tendo logrado que a capital de Portugal tivesse cabimento na rota internacional do toiro".
O jornalista espanhol exalta o facto de Rui Bento haver conseguido que "se falasse da temporada do Campo Pequeno com o mesmo respeito e importância que das praças de Espanha", apesar de "os toiros sem morte e sem puya", por regra, constituirem um factor que em Espanha e ao longo dos anos tem desvalorizado de alguma forma a tauromaquia portuguesa, considerada "menor". Rui Bento "modificou essa leitura", explica Villasuso. "E com isso - acrescenta - conseguiu que o toureio português em geral fosse já visto com outro olhar desde Espanha".
"Obrigado e muchas gracias", escreve Carlos Ruiz Villasuso a terminar:
"Tempo haverá para o tempo reconheça isto, agora há muito ruído. O ruído é a selva do cobarde".

(Pela importância e pelo significado que tem para a tauromaquia portuguesa, para Rui Bento e para a história do Campo Pequeno, publicaremos já a seguir e com a devida vénia este artigo de Carlos Ruiz Villasuso na sua versão e língua original)

Fotos D.R.