Morreu hoje, vítima de septicemia provocada por uma broncopneumonia, aos 84 anos, o Embaixador Leonardo Mathias - que era avô do cabo do grupo de forcados do Aposento da Moita, do mesmo nome.
O também diplomata Francisco Seixas da Costa descreve-o na rede social Twitter como "um dos grandes embaixadores que Portugal teve", elogiando o seu "grande sentido do interesse nacional" e uma "perspectiva muito moderna" da diplomacia.
Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi secretário de Estado dos Negócios Estangeiros, com o ministro André Gonçalves Pereira, no governo de Pinto Balsemão (1981-82).
Leonardo Mathias foi Embaixador de Portugal em Bagdade, em Washington, Brasília, Madrid e Paris e também representante permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas.
Na sua brilhante carreira diplomática, recebeu várias condecorações, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Foi ainda agraciado com com orden honoríficas em Espanha, Brasil, Vaticano, Tailândia, Grécia, Itália, Jugoslávia, Bélgica, Luxemburgo, França e Ordem de Malta.
Leonardo Mathias era filho do também Embaixador Marcelo Mathias (1903-1999( e irmão de Marcello Duarte Mathias, igualmente Embaixador e que representou Portugal em Nova Dili, Buenos Aires e na UNESCO.
Seu filho, também chamado Leonardo Mathias, foi secretário de Estado da Economia com o ministro António Pires de Lima no governo de Passos Coelho.
A toda a ilustre Família enlutada, em particular a sua Mulher, seus filhos e netos, muito em especial ao nosso querido amigo Leonardo, endereçamos as mais sentidas condolências e curvamo-nos respeitosamente perante a sua memória.
Que em paz descanse.
Foto D.R.