Ricardo Higa Uyehara, que se anunciava nos cartéis como "Mitsuya", nasceu em Okinawa, no Japão, mas desde pequeno que viveu no Peru, para onde seus pais emigraram. Foi o único matador de toiros de ascendência japonesa. Morreu hoje no seu país adoptivo aos 82 anos.
Estreou-se como novilheiro na praça peruana de Acho em 2 de Abril de 1961 e toureou pela primeira vez em Espanha em 12 de Junho de 1964 na praça de Málaga, ao lado de Manolo Cano "El Pireo" e Andrés Torres, cortando uma orelha. A sua vinda para Espanha foi apadrinhada pelo Maestro Manuel Mejías Bienvenida "Papa Negro".
Recebeu a alternativa de matador de toiros a 28 de Agosto de 1964 em Ondara (Alicante, Espanha), apadrinhado por Palomo Linares, com o testemunho de Julián García, cortando três orelhas.
Já como matador apresentou-se em Acho na Feira dos Milagres a 21 de Novembro de 1970, alternando com os matadores espanhóis Francisco Rivera "Paquirri" e José Luis Parada.
Além de toureiro, foi actor de cinema em Espanha e também jornalista, tendo sido fundador e director do jornal "Peru Shimpo" no ano de 1950.
Que em paz descanse.
Foto D.R.