terça-feira, 14 de abril de 2020

"Mitsuya": morreu o japonês que fez história nas arenas


Ricardo Higa Uyehara, que se anunciava nos cartéis como "Mitsuya", nasceu em Okinawa, no Japão, mas desde pequeno que viveu no Peru, para onde seus pais emigraram. Foi o único matador de toiros de ascendência japonesa. Morreu hoje no seu país adoptivo aos 82 anos.
Estreou-se como novilheiro na praça peruana de Acho em 2 de Abril de 1961 e toureou pela primeira vez em Espanha em 12 de Junho de 1964 na praça de Málaga, ao lado de Manolo Cano "El Pireo" e Andrés Torres, cortando uma orelha. A sua vinda para Espanha foi apadrinhada pelo Maestro Manuel Mejías Bienvenida "Papa Negro".
Recebeu a alternativa de matador de toiros a 28 de Agosto de 1964 em Ondara (Alicante, Espanha), apadrinhado por Palomo Linares, com o testemunho de Julián García, cortando três orelhas.
Já como matador apresentou-se em Acho na Feira dos Milagres a 21 de Novembro de 1970, alternando com os matadores espanhóis Francisco Rivera "Paquirri" e José Luis Parada.
Além de toureiro, foi actor de cinema em Espanha e também jornalista, tendo sido fundador e director do jornal "Peru Shimpo" no ano de 1950.
Que em paz descanse.

Foto D.R.