segunda-feira, 6 de abril de 2020

Morreu o "maestro" da praça da Nazaré



Morreu hoje João José Carvalho, vítima de doença prolongada. Era um dos mais emblemáticos aficionados da vila piscatória da Nazaré, conhecido por "maestro" pela forma como, sentado na bancada, "dirigia a Banda" para gáudio de todos os aficionados. E era também presença assídua em muitas outras praças, sempre acompanhado de sua mulher, rigorosamnete trajada "à nazarena".
O repórter fotográfico Fernando José, nosso estimado colaborar e autor destas duas fotos (na do lado vemos João José abraçando o saudoso cavaleiro José João Zoio na noite em que este foi homenageado na Nazaré, em Agosto de 2009, poucos dias antes de morrer), recorda-o assim:
"Foi uma das figuras mais típicas que conheci, ele foi um bom homem e um aficionado ímpar, ele ofereceu durante toda a sua vida uma alegria ímpar nas praças de toiros, principalmente na praça da sua terra, ele foi um Maestro que no seu cantinho fazia rir e divertia toda a gente, deixa amizades entre toureiros e forcados e acima de tudo muitas saudades".
Que em paz descanse.

Fotos Fernando José