Ricardo Chibanga e o seu amigo José Sousa Pinto com a Mulher do General Rocha Vieira, último Governador de Macau |
O programa das últimas cinco corridas de toiros que em Setembro e Outubro de 1997 se realizaram em Macau, organizadas por Rui Salvador e José Pinto |
Ricardo Chibanga morreu há um ano, se sequência de um acidente vascular cerebral sofrido em sua casa na Golegã. Em Outubro de 1997, toureou pela última vez na derradeira corrida de toiros que se realizou em Macau antes da transferência da soberania da República Portuguesa para a República Popular da China
José Sousa Pinto é um aficionado de Viana do Castelo (onde agora não há touradas), "seguidor do 'Farpas' desde sempre", fez questão de o frisar e foi. desde sempre também, um "amigo íntimo" do saudoso matador moçambicano Ricardo Chibanga, que nos deixou há precisamente um ano, a 16 de Abril de 2019.
A propósito da triste efeméride que hoje se assinala, Sousa Pinto teve a amabilidade de nos fazer chegar estas fotos que aqui damos hoje à estampa e que guardam para a História a presença do famoso toureiro em Macau, no final do ano de 1997, onde se vestiu de luces e toureou pela última vez, há 23 anos.
José Sousa Pinto acompanhou Chibanga nesta última digressão além-fronteiras, convidado pelo matador. "Vens comigo, vens na qualidade de meu apoderado...", disse-lhe Chibanga.
Foram cinco, entre os dias 27 de Setembro e 5 de Outubro de 1997, as últimas corridas que se realizaram em Macau, organizadas pelo cavaleiro Rui Salvador e pelo seu sócio José Pinto, antes da transferência da soberania da antiga província lusitana da República Portuguesa para a República Popular da China. que ocorreu dois anos depois, a 20 de Dezembro de 1999.
Esta foi a segunda vez que Rui Salvador e José Pinto organizaram corridas de toiros em Macau, onde o segundo, arquitecto de profissão, tal como o cavaleiro, trabalhava há alguns anos. As corridas tiveram lugar numa praça de toiros toda edificada em bambu.
Anos antes, na década de 60, Manuel dos Santos e Alfredo Ovelha tinham pela primeira vez levado as corridas a Macau, sendo na altura a comitiva artística formada pelo cavaleiro David Ribeiro Telles, pelo matador Manuel dos Santos e também por Ricardo Chibanga, que ao tempo já gozava de grande popularidade entre o público local.
Nestas últimas cinco corridas de 1997 actuaram os cavaleiros Luis Miguel da Veiga, Rui Salvador, Rui Fernandes e Marta Manuela, os matadores Ricardo Chibanga e Rui Bento Vasquez, o novilheiro Paulo Pinto, os Forcados de Lisboa e os bandarilheisos Albino Fernandes, João Oliveira, João Chambre, José Bartissol, João Silva e Joaquim Santos. Lidaram-se toiros, transportados desde Portugal, das ganadarias de Lima Monteiro e José Salvador.
Fotos D.R.