62 anos depois da alternativa do primeiro cavaleiro da dinastia Ribeiro Telles, o inolvidável Mestre David, a 18 de Maio do ano de 1958 na praça do Campo Pequeno (recorte de imprensa em cima) e muitos Ribeiro Telles depois, Vila Franca de Xira viveu na manhã do passado dia 5 de Outubro mais um momento de particular importância para tão ilustre casa de bons toureiros com o triunfo de Tristão Ribeiro Telles, neto do Mestre.
O mais novo dos Ribeiro Telles segue-se na História a seus tios João, António e Manuel (que não chegando a tomar a alternativa, também honrou com toda a dignidade o apelido e o longo historial familiar), a seus primos Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e agora também António R. Telles (filho), além de António Telles Bastos, que não tendo seguido as pisadas familiares na arte do toureio a cavalo, é hoje um dos melhores bandarilheiros da sua geração.
A manhã do passado dia 5 de Outubro fica, de facto, marcada na História da praça de toiros “Palha Blanco” e da família Ribeiro Telles como mais um marco importante na história de ambos.
Tristão Ribeiro Telles (fotos de baixo), jovem cavaleiro amador, fez a sua estreia em tão exigente arena diante de um novilho da emblemática ganadaria de Palha, com o qual se estreava igualmente, e no qual protagonizou uma atuação de elevada qualidade, valorizando ainda mais o desafio a si proposto!
De salientar que nesta data, Tristão Ribeiro Telles apresentou-se unicamente com cavalos com o ferro da casa Ribeiro Telles, como foram o caso do Histórico (cortesias), Ilustre (saída) e Glorioso (bandarilhas).
Recorte de imprensa/acervo Ramagens, Ouro e Prata/Facebook e fotos João Silva/cortesia R. L. Tauromaquia