quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Estado de Emergência prolonga-se até ao dia 15

O Governo reuniu esta quinta-feira em Conselho de Ministros para discutir novas medidas a aplicar devido ao aumento do número de casos da covid-19António Costa começou por dizer que o número de casos de infectados registados nas últimas 24 horas quase atinge outra vez os 10 mil.

Entre as medidas anunciadas, o primeiro-ministro afirmou que no próximo fim-de-semana aplicam-se por igual a todos os concelhos com mais de 240 casos por 100 mil a proibição de circulação entre concelho e regra de proibição de circulação após as 13h00. O Chefe do Governo admitiu que o passo seguinte pode passar por estender as medidas do fim-de-semana para durante os dias úteis.


Só 25 concelhos apresentam risco moderado de transmissão: nestes não há recolher obrigatório no fim-de-semana nem proibição de circulação entre concelhos. São eles AlcoutimAljezurAlmeidaArronchesBarrancosCarrazeda de AnsiãesCastanheira de PêraCastelo de VideCorucheFerreira do AlentejoFreixo de Espada à CintaLagoaManteigasMonchiqueOdemiraPampilhosa da SerraProença-a-NovaResendeSantiago do CacémSardoalSernancelheSinesTorre de MoncorvoVila de ReiVila do BispoNos restantes 253, onde se aplicam os três níveis de risco - elevado, muito elevado e extremo - aplicam-se as medidas anunciadas.


O primeiro-ministro espera que os números agora revelados sejam um "ajustamento" das reuniões familiares no período festivo, apesar de admitir que a subida de número era já previsível. Serão agora estudados os efeitos do Natal e se estes estão relacionados com o aumento de casos.


Sobre a possível interrupção da actividade lectiva, António Costa avança que serão ouvidos os parceiros sobre o tema, embora haja consenso sobre não afectar o ano lectivo. "Não devemos ter medidas que impliquem a interrupção da actividade lectiva", sublinha.


O novo Estado de Emergência entra em vigor às 00h00 desta sexta-feira e prolongar-se-á até às 23h59 de dia 15 de janeiro.


Fonte: "Correio da Manhã"


Foto D.R.