sexta-feira, 14 de maio de 2021

Amadores e Aposento: as 4 grandes pegas de ontem na Chamusca

Os sérios toiros da ganadaria São Torcato não facilitaram ontem a vida aos forcados na Chamusca. E se as quatro pegas dos dois grupos da terra - Amadores e Aposento - até não tiveram dificuldades de maior, três foram à primeira e uma à segunda, isso ficou a dever-se à experiência, à destreza e ao mérito dos valentes forcados que lhes fizeram frente e que, por seus méritos, tornaram aparentemente fácil o que era bem difícil.

Estiverem bem os forcados de cara e estiveram bem os dois grupos a ajudar, "à antiga", com coesão e prontidão, conseguindo desta feita consumar as quatro pegas com aparato e emoção, ultrapassando a dureza dos toiros e vencendo todas as dificuldades.

Pelos Amadores da Chamusca abriu praça Pedro Moreira, que esteve elegante e sereno a citar, recuou templando e se fechou com braços de ferro, aguentando a "força de um comboio" que acabou "travado" pela forma correcta e coesa como foi ajudado por todos os companheiros.

A segunda pega dos Amadores, terceira da tarde, foi tentada por David Silva, que sofreu um violentíssimo derrote e acabou por sair lesionado (sem gravidade), sendo transportado à enfermaria. Foi dobrado por Francisco Rocha, que aguentou sereno a forte investida do toiro e se fechou com galhardia, voltando o grupo a estar superior nas ajudas.

Pelos Amadores do Aposento foi para a cara do segundo toiro da tarde o experiente João Rui Salgueiro, que se despediu das arenas. Brindou aos companheiros de grupo e a sua Mulher, executando depois uma valente e rija pega, perfeita no cite, na reunião e na decisão com que se fechou na cara do toiro, muito bem ajudado por João Saraiva e por todo o grupo. No final despiu a jaqueta e entregou-a ao cabo Pedro Coelho dos Reis, recebendo no centro da arena fortíssima ovação em reconhecimento pela sua brilhante carreira de forcado ao serviço do Aposento da Chamusca. Os tempos da pandemia impediram a tradicional volta à arena aos ombros dos companheiros, que ele bem merecia por toda a sua reconhecida trajectória como portentoso e artístico forcado. Olé, Forcado!

Vasco Coelho dos Reis foi o autor da brilhante quarta e última pega da corrida, ao fantástico quinto toiro de São Torcato, que consumou com grande poderio e técnica e com uma excelente e oportuna primeira ajuda do cabo e seu tio Pedro Coelho dos Reis.

Ficam as imagens das sequências das quatro pegas dos dois grandes grupos de forcados da Chamusca - que ontem estiveram "acima da média".

Fotos M. Alvarenga







Primeira pega da tarde executada por Pedro Moreira, dos
Amadores da Chamusca, ao primeiro intento














A segunda pega da corrida, brilhante e rija, foi a última do
consagrado João Rui Salgueiro, que ontem disse adeus
às arenas e a uma carreira que todos aplaudimos











A segunda pega dos Amadores, terceira da tarde, foi tentada
por David Silva, que se lesionou e foi dobrado, com destreza 
e decisão, por Francisco Rocha









Última grande pega da tarde, ao quinto toiro "de bandeira"
foi consumada à primeira, com brilhantismo, por Vasco
Coelho dos Reis, com uma grande ajuda de seu tio, o cabo
Pedro Coelho dos Reis (Pipas)