terça-feira, 22 de novembro de 2022

Eternamente... Pablo Milanés

O cantor e compositor Pablo Milanés, umas das mais destacadas vozes da música cubana, autor da célebre canção "Yolanda", morreu ontem à noite num hospital de Madrid, onde estava internado há uma semana, aos 79 anos.

No passado dia 12, os seus agentes tinham anunciado através de um comunicado que o cantor cancelava todos os concertos agendados para as próximas semanas precisamente por se encontrar hospitalizado em Madrid, vítima de uma série de infecções recorrentes que nos últimos meses afectavam a sua saúde.

Esta situação clínica, segundo os agentes de Pablo Milanés, era secundária a uma doença oncológica de que sofria há vários anos e que o obrigou a passar a viver na capital espanhola desde 2017 para receber um tratamento inexistente no seu país.

Pablo Milanés foi o fundador e arquitecto da Nova Trova Cubana, juntamente com outros cantores de renome como Silvio Rodríguez e Noel Nicola. Era pai da também cantora Haydée Milanés.

Autor de muitos temas clássicos e eternos como "Yolanda", lançou mais de 40 álbuns e ganhou, entre muitos outros, o Prémio Nacional de Música de Cuba e o Grammy Latino de Excelência Musical.

Em 1993 cantou com Luis Represas o tema "Feiticeira", um dos temas mais marcantes do primeiro disco a solo do ex-Trovante.

Ao longo da sua carreira e desde o início dos anos 80, Pablo Milanés actuou várias vezes no nosso país, a primeira das quais no Coliseu dos Recreios e a última em 2 de Dezembro do ano passado no Centro Cultural de Belém.

A música perde um dos seus maiores vultos.

O corpo de Pablo Milanés estará a partir de amanhã, dia 23, em câmara ardente no Salão Cervantes da Casa de América, na Plaza Cibeles, em Madrid.

Que em paz descanse.

Foto D.R.