quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Um livro importantíssimo: Paco Aguado relata histórias do toureio até hoje nunca contadas

Miguel Alvarenga - Além de visitar a Exposição Hergé, sobre o meu herói Tintin e o seu criador George Remy, patente no Círculo de Bellas Artes (foto de cima), mesmo ao lado da Praça Cibelles, levava no último fim-de-semana para Madrid na minha bagagem a intenção de comprar o novo livro de Paco Aguado, "Histórias del Toreo que nunca te contaron". E a realidade é que me vi grego para o encontrar. Mas encontrei-o.

Também não foi nada fácil encontrar a última edição da revista "Aplausos", outrora disponível em todos os quiosques de revistas e jornais. Percorri todos os quiosques da Gran Via e não havia em nenhum deles, encontrei por fim num da Puerta del Sol.

Ao contrário do que sempre acontecia, as principais livrarias madrilenas têm agora em escaparate pouquíssimos livros de Tauromaquia. Deu-me mesmo a impressão da existência de qualquer má vontade, tipo boicote, contra os toiros, uma moda que já pairava noutras áreas e que agora terá chegado também aos livreiros da capital espanhola.

Noutros tempos, a famosa Casa del Libro na Gran Via tinha uma secção inteira com livros de toiros. Agora tem uma pequena parcela, incluída na estante de Desportos, onde estavam oito ou nove livros de temática taurina. E não estava o de Paco Aguado.

Procurei na FNAC. Informou-me a simpática funcionária que neste momentos não tinham um único livro de toiros, quando muito poderiam encomendar pela internet...

Voltei a procurar em mais três livrarias do centro de Madrid e nenhuma tinha livros de tauromaquia. Numa, o empregado até fez cara de mau. "Toros? Nada!".

Já desesperado, fui ao "El Corte Inglés", onde um funcionário me encaminhou para uma pequena prateleira onde estavam seis livros de tauromaquia. E um deles era o de Paco Aguado. Tive sorte.

Crítico taurino de nomeada, autor de vários livros, de que os mais célebres são "Joselito El Gallo, Rey de los Toreros" (agora reeditado), um sobre José Tomás, outro sobre Morante de la Puebla e ainda um biográfico de José Miguel Arroyo "Joselito", Paco Aguado conta neste novo livro inúmeros e bem curiosos episódios até hoje desconhecidos da História da Tauromaquia, envolvendo personagens tão carismáticas como Domingo Dominguín, "Antoñete" ou Miguel Mateo "Miguelín", o toureiro que nos anos 80 afrontou o famosíssimo "El Cordobés".

O autor realiza uma original e rotunda demonstração de como os ruedos taurinos foram um perfeito reflexo da própria História de Espanha.

A dedicatória de Paco Aguado é bem explícita: "A todas aquelas personagens que, desde um segundo plano, guardam e transmitem a memória íntima do toureio, tão distante da versão oficial. E em especial aos moços de espadas clássicos, pela sua sábia discrição".

Comecei a ler o livro. E logo nos primeiros capítulos dá para entender que se trata, porventura, de um dos mais interessantes livros de tauromaquia escritos nos últimos anos.

Fotos D.R.

Paco Aguado relata histórias do mundo tauromáquico até aqui
nunca contadas
Não foi nada fácil encontrar nos quiosques o último número
da revista "Aplausos". Muito menos, nas livrarias, o livro de
Paco Aguado
O interessante capítulo sobre a proeza de "Miguelín" na Feira
de Santo Isidro em Madrid, quando saltou à arena e "destapou"
o mítico "El Cordobés"... Em baixo, a contra-capa do livro