terça-feira, 22 de novembro de 2022

Primeiras novidades das Sanjoaninas/2023 na Ilha Terceira

O Maestro António Ribeiro Telles e o seu filho António, ambos nas fotos de cima (que fará a sua estreia nos Açores), bem como Francisco Palha (na foto de baixo), são os três cavaleiros continentais que em Junho do próximo ano vão actuar nas corridas da Feira de São João (Sanjoaninas) na Ilha Terceira, ombreando com os dois cavaleiros locais, os irmãos Tiago e João Pamplona - anunciou hoje a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que organiza em conjunto com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo esta que é uma das principais e sempre mais atractivas feiras taurinas da temporada nacional.

"A Feira Taurina das Sanjoaninas, é sempre um marco de extrema importância e notoriedade no panorama nacional tauromáquico. De tal forma, continua a imperar o cuidado e dedo cirúrgico no que toca às escolhas que compõem os cartéis de tão relevante certame taurino" - lê-se no comunicado enviado hoje às Redacções, no qual se anuncia:

"No que diz respeito à vertente do toureio a cavalo, estão alinhavados e firmados os nomes que em Junho de 2023 farão cortesias na Praça de Toiros da Ilha Terceira. De uma das dinastias mais carismáticas do país, com pergaminhos e uma história inolvidável, o 'doutorado' António Ribeiro Telles regressa à arena insular e apresenta à afición terceirense o filho homónimo, António Ribeiro Telles (filho), que começa a traçar a sua carreira, sendo uma forte promessa da arte marialva. Não menos relevante, e de uma casa também ela bastante acarinhada, alinham Tiago Pamplona e João Pamplona. Os irmãos da Quinta do Malhinha são peça fulcral e presença com tradição nas Sanjoaninas. Depois de mais uma temporada de grande nível, onde rodou pelas principais praças do país e com triunfos importantes, remata a feira e junta-se ao elenco o valoroso cavaleiro Francisco Palha".


Ficam assim lançados os primeiros dados para o que aí vem em Junho de 2023. Falta agora conhecer os grupos de forcados que irão do continente para repartir cartel com os dois grupos terceirenses (Amadores da Tertúlia T. Terceirense e Amadores do Ramo Grande), bem como os nomes dos matadores de toiros que integrarão os cartéis das Sanjoaninas.


Fotos M. Alvarenga