domingo, 29 de janeiro de 2023

Alternativa de António Telles (filho) confirmada em Lisboa

Miguel Alvarenga - O fantástico jantar de aniversário do meu querido amigo José Luis Cochicho, ontem em Vila Viçosa (de que mais logo aqui publicaremos um extensa reportagem), foi também, em termos de recolha de notícias (e que notícias!), uma positiva noite de muitas informações e de novidades, tantas foram as fontes que lá estiveram... - que prometo aqui divulgar nos próximos dias. Talvez mesmo nas próximas horas...

Uma das mais importantes foi, sem dúvida, a confirmação (não propriamente oficial, mas demasiado oficial também... entendem?) de que a alternativa de António Telles (filho) será mesmo no Campo Pequeno e já pode ser até na corrida de abertura da temporada a 27 de Julho ou, em último caso, a 25 de Agosto.

"Nem fazia sentido que fosse noutra praça..." - confidenciou-me o Maestro António Ribeiro Telles, sem querer adiantar muito mais, confirmando apenas que as conversasões com o empresário Luis Miguel Pombeiro, finalmente, "estão bem encaminhadas" nesse sentido.

Foi nesta mesma praça, recorde-se, que António recebeu a sua alternativa há exactamente 40 anos (efeméride que comemorará nesta temporada de 2023), na noite de 21 de Julho de 1983, apadrinhado por seu pai, Mestre David, que também ali a recebera das mãos de Alberto Luis Lopes em 18 de Maio de 1958, lidando o toiro "Criminoso" de Manuel Coimbra numa noite em que actuaram ainda o matador Alberto Vergara e o então ainda novilheiro Curro Romero.

Foi também no Campo Pequeno, uma praça desde sempre ligada à história da ilustre Família Ribeiro Telles, que tomaram a alternativa os cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos e João Ribeiro Telles. Só o João (pai) a recebeu em Santarém.

E será também no Campo Pequeno, contrariando todas as especulações que entretanto surgiram, que António Telles (filho) tomará este ano a sua alternativa, numa corrida em que terá por alternantes seu Pai, o Maestro António (que lhe concederá o doutoramento) e seus primos Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e Tristão Telles Guedes de Queiroz (cavaleiro praticante).

Foto M. Alvarenga