quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Festival do Livramento cria agitação na APET

O anúncio da realização de um festival taurino no próximo dia 1 de Maio em Livramento (Malveira), a favor de uma jovem, Daniela Silvestre, que sofreu um acidente e ficou tetraplégica (foto de cima), feito esta semana nas redes sociais pelo empresário António Pedro Vasco, motivou ontem uma advertência do presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Ricardo Levesinho, que no grupo de WhatsApp dos empresários lembrou que "os festivais só podem ocorrer de 1 de Novembro a 25 de Abril conforme estipulado em assembleia".

"Excepções podem existir, desde que solicitada à APET a sua autorização", lembra Ricardo Levesinho, acrescentando na missiva dirigida a António Pedro Vasco: "Neste caso vemos difícil, porque não é um local isolado (sem espectáculos tauromáquicos na área), nem é espectáculo com jovens (pois aqui procuramos sempre a actuação de jovens na lide de animais com dois anos ou mais idade)".

Levesinho questiona a António P. Vasco: "Considerando que a causa é nobre, seria possível antecipar a data?". E o empresário responde: "Ainda o ano passado foram dados festivais antes dessas datas e não eram para esses tipo de situação", enumerando, por exemplo, aqueles que se efectuaram em Mourão a 8 de Outubro e na Moita a 15 do mesmo mês, atém de um outro que foi anunciado para Vila Franca de Xira (praça gerida por Levesinho) a 30 de Outubro e que depois não se chegou a efectuar, ficando agendado para Março deste ano.

António Pedro Vasco refere ainda que o festival de 1 de Maio na localidade de Livramento é de beneficência para uma jovem "que realmente precisa" e que o mesmo "terá de ser nessa data, pois até os artistas que actuam não são muito vistos e nesse zona não há espectáculos tão cedo".

Recorde-se que, para já, foram anunciadas as presenças nesse festival dos cavaleiros Rui Santos (que reaparece nas arenas), Ana Rita e David Gomes, do matador António João Ferreira e do novilheiro Diogo Peseiro.

Foto D.R.