domingo, 29 de janeiro de 2023

A Festa da Amizade celebrou os 60 anos de José Luis Cochicho

O cavaleiro tauromáquico (retirado) e ganadeiro José Luis Cochicho - que em 2022 celebrou o 35º aniversário da sua alternativa e o 30º da sua ganadaria - viveu ontem em sua casa, em Vila Viçosa, uma noite especialíssima, rodeado de muitos dos seus grandes amigos de sempre, para comemorar o seu 60º aniversário natalício - que já assinalara em família no passado dia 25. Foi uma verdadeira Festa da Amizade!

Muitas figuras do mundo tauromáquico, sobretudo cavaleiros do seu tempo, marcaram presença no jantar, servido numa tenda instalada junto à praça de tentas que tem o nome de seu saudoso pai, o recordado empresário Francisco José Cochicho.

Presença honrosa e especial, como já aqui hoje referimos, foi a do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, amigo e admirador de longa data do toureiro alentejano desde os tempos em que o ia ver tourear na praça de Abiul do seu concelho natal de Pombal. E ainda a do actor Fernando Mendes, apresentador do programa "O Preço Certo" da RTP, também amigo de longa data de José Luis.

Entre muitos outros (impossível nomeá-los aqui a todos...), estiveram ao lado de Cochicho nesta noite de classe e muito glamour, como já referimos, muitas figuras do mundo taurino nacional, na maioria acompanhados de suas Mulheres: os cavaleiros tauromáquicos Emídio Pinto (e seu irmão Firmino), Manuel Jorge de Oliveira, Rui Salvador e todos os da ilustre Família Ribeiro Telles, João Palha Ribeiro Telles, António R. Telles, Manuel R. Telles, João R. Telles, Manuel Telles Bastos e Tristão Telles Guedes de Queiroz, e ta bem Sofia Ribeiro Telles, o matador de toiros Vitor Mendes, o ganadeiro Armando João Moura, os críticos tauromáquicos Francisco Morgado e Miguel Alvarenga, as repórteres Débora Godinho e Maria João Mil-Homens, o antigo bandarilheiro Albino Fernandes (que toureou muitos anos na quadrilha de Cochicho) e seu filho António (antigo toureiro amador), Simão Malta (neto do saudoso e sempre lembrado ganadeiro do mesmo nome), António José Romeiras, o antigo forcado João Simões, o Dr. Vasco Lucas, o Dr. José Núncio Fragoso, os empresários Rui Bento e Rafael Vilhais, o antigo forcado Ivan Nabeiro e seu tio João Nabeiro, Jorge Ortigão Costa, João MargalhoJosé Peseiro e o Dr. Carlos Franco (médico cirurgião espanhol que durante muitos anos prestou serviço na Monumental de Badajoz e foi presidente do Clube Taurino Extremeño de Badajoz).

No final do muito bem servido jantar, passou-se ao salão da casa de Cochicho onde guarda todas as grandes recordações da sua digníssima carreira de cavaleiro tauromáquico (desde cartazes a troféus, passando pelos apetrechos dos cavalos de toureio e por inúmeras fotos, a maioria da autoria do nosso querido e saudoso Emílio, que guardam para a posteridade a sua vida de toureiro e as suas glórias conquistadas nas arenas), para lhe cantarem os parabéns e apagar as velas do bolo.

Nesse momento, seus filhos Luis Filipe e Maria Inês surpreenderam-no com a projecção de videos onde grandes figuras do toureio mundial, sem a possibilidade de estarem presentes, lhe endereçaram simpáticas palavras de felicitação pelo seu 60º aniversário natalício, entre os quais os matadores Juan José Padilla, Manuel Díaz "El Cordobés", Javier Conde, Juan Serrano "Finito de Córdoba", Pablo Aguado e toda a família Roca Rey

Cochicho assistiu emocionado, na companhia de sua Mulher, Manuela, e de seu filhos, a todas as mensagens desses também grandes amigos.

A noite prolongou-se com a actuação do grupo musical "Porque Sí", a que não faltou a voz do espontâneo e sempre divertidíssimo João Margalho, a animar a festa (e de que maneira!), como podem testemunhar nas fotos que em baixo publicamos.

Ficam as imagens, os momentos vividos, a perpetuar uma noite fantástica e a reafirmar as muitas e fortes amizades que José Luis Cochicho conquistou, pela sua forma simples, digna e honrada de andar na vida e na Festa.

Fotos M. Alvarenga

A honrosa presença do CEMGFA, Almirante Silva Ribeiro
Armando João Moura, José Peseiro e o Almirante Silva Ribeiro
José Luis Cochicho e o actor Fernando Mendes

Rui Salvador e Sandra Strecht
Tristão Telles de Queiroz e seu primo João Telles com sua
Mulher, Caetana Infante da Câmara
Fatucha Pinto Bessa e Miguel Alvarenga
Isabel e Jorge Ortigão Costa com João Margalho
João Ribeiro Telles e sua tia Sofia
Emídio Pinto e sua Mulher e Manuel Ribeiro Telles
Dr. Carlos Franco, Joana Barata Silvério, Ivan Nabeiro e João
Simões
Firmino Pinto, Helena e Vasco Lucas
Dr. Vasco Lucas, Catarina e António Telles e Vitor Mendes
Francisco Morgado e sua Mulher, Zalia Maria
Mafalda e Simão Malta
Albino Fernandes, seu filho António e Fatucha Pinto Bessa
Isabel Viçoso e Rui Bento
João Palha R. Telles, Maria Inês Cochicho e Tristão T. Queiroz
José Luis e Manuela Cochicho com Manuel Jorge de Oliveira
João R. Telles, José Luis Cochicho e José Peseiro
Sofia Ribeiro Telles, Rafael Vilhais e Margarida Calqueiro
Rui Bento e sua Mulher, Isabel, Vitor Mendes e Dr. Carlos Franco

Dois aspectos gerais da tenda onde foi servido o jantar
Rui Salvador e Sandra Strecht, Manuel Jorge e Zulmira de Oliveira
António Telles, Vitor Mendes e Manuel Telles Bastos
José Luis Cochicho apagando as velas
Cochicho assistiu emocionado às mensagens de felicitações
de várias figuras do toureio, seus amigos. No caso, Juan J. Padilla
A espontânea e divertidíssima actuação de João Margalho com
o grupo musical "Porque Sí"