terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Évora: Dia do Forcado a 25 de Março

A empresa de Évora apresentou o cartaz do seu primeiro espectáculo da temporada, a 25 de Março (15h00), o tradicional Dia do Forcado, jornada de demonstração da arte do Moço de Forcado.

Haverá o habitual Concurso de Cernelhas disputado pelos grupos da Associação Nacional de Grupos de Forcados, sendo o vencedor premiado com o troféu que tem os nomes de dois dos maiores cernelheiros de sempre, António José Zuzarte e o saudoso Simão Comenda.

E, como também manda a tradição, teremos oportunidade de rever algumas das antigas sortes hoje caídas em desuso, a pega de cadeira (executada pelo GFA de Montemor), a sorte de gaiola (GFA de Évora), a casa da guarda (GFA do Aposento do Barrete Verde de Alcochete) e a pega de costas (GFA de Coruche).

O programa anuncia ainda a presença de campinos do Alentejo e do Ribatejo e os bilhetes estão à venda, em Évora, na Tasquinha Dona Bárbara e também na Ticketline.

A empresa da Arena D'Évora anunciou também já as datas das quatro corridas de toiros que realizará em 2023: o 63º Concurso de Ganadarias a 21 de Maio; a corrida de São Pedro a 1 de Julho; a corrida de Verão a 30 de Setembro; e a corrida ide Outono a 28 de Outubro.

Foto M. Alvarenga