terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Antigo cabo do GFA de Tomar: cerimónias fúnebres de José Berto amanhã em Lisboa e 5ª feira em Tomar


O corpo de José Simões Berto, antigo cabo dos forcados Amadores de Tomar, falecido hoje no Instituto Português de Oncologia, onde estava internado, estará durante o dia de amanhã em câmara ardente na Igreja de São João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa

Na quinta-feira será celebrada uma missa às 10h00, seguindo-se o funeral para a freguesia da Serra, em Tomar, onde será sepultado.

Figura querida e respeitada no mundo taurino nacional e sobretudo no seio dos forcados, José Simões Berto chefiou o GFA de Tomar nos anos de 1981, 1982 e 1983, depois de se ter iniciado no antigo grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar. Integrou também as fileiras dos Amadores Lusitanos, tendo participado em algumas digressões do grupo ao México. Foi ainda empresário tauromáquico e nos últimos anos acompanhava os Amadores de Tomar nas suas corridas.

Homem de fino trato, amigo do seu amigo, nunca quis o protagonismo dos holofotes. Em Dezembro de 2012, foi muito justamente homenageado em Lisboa pela Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I e é desse dia, na antiga Cervejaria "Solmar", esta foto que aqui damos à estampa e em que exibe o galardão com que foi distinguido, junto a elementos do seu grupo de forcados de Tomar.

A sua Família enlutada, em particular a seu filho, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto D.R.