sábado, 21 de janeiro de 2023

Regresso da Corrida "Farpas" já está a agitar o mundo taurino nacional

Manuel Gonçalves e Inácio Ramos foram
os organizadores das Corridas "Farpas"

O regresso da Corrida "Farpas" em força ao calendário taurino nacional, aqui anunciado na última segunda-feira, já criou alvoroço (ou melhor, muitos alvoroços!) no nosso meio tauromáquico. Já houve, inclusivamente (não é estranho...) toureiros e grupos de forcados a contactarem-nos, manifestando a sua disposição para integrar o cartel. Haja calma!

A primeira Corrida "Farpas" realizou-se no início do novo século na praça da Moita, numa promoção conjunta do então jornal semanário com a empresa de António Luis Raimundo e Inácio Ramos, que voltaram a organizar mais uma. As seguintes foram levadas a cabo em parceria com o saudoso empresário Manuel Gonçalves nas praças da Nazaré, Póvoa de Varzim (uma) e Figueira da Foz.

Manuel Gonçalves morreu em Fevereiro de 2010 e em Agosto desse ano, com organização a cargo de seu filho António Manuel, realizámos no Coliseu Figueirense a última grande Corrida "Farpas" (11ª edição).

O regresso da Corrida "Farpas", treze anos depois, promete - se conseguirmos levar por diante o ambicioso projecto que idealizámos - marcar a temporada de 2023 e, vamos mais longe, pode mesmo mudar muita coisa na tauromaquia actual.

O segredo é a alma do negócio e só contaremos tudo quando tudo estiver firme e acordado. A corrida pode realizar-se em duas praças, tudo dependendo da aceitação que tivermos por parte dos respectivos empresários. Temos uma primeira escolha, obviamente. Mas também temos uma segunda alternativa.

Estejam atentos. A bomba pode rebentar a qualquer momento. Ou não. Tudo depende de muita coisa e das próximas conversações que vamos ter em Março.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo